FAÇA UM PEQUENO TEXTO SOBRE A INDUSTRIALIZAÇÃO DA RUSSIA. VAI UMA DICA ,POR SE TRATAR DE UMA SOCIEDADE BELICOSA,SUA INDÚSTRIA ESTÁ VOLTADA PARA GUERRA.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No século XIX, o Império Russo passou por uma rápida modernização econômica que trouxe consigo o desenvolvimento da urbanização e industrialização na Rússia. ... A partir de 1850, o Czar Alexandre II, que governou a Rússia entre 1855 a 1881, foi o responsável por implantar a modernização no Império
A industrialização russa foi impulsionada principalmente por capitalistas franceses, alemães e belgas. Os investimentos se concentraram nos principais centros urbanos russos (São Petesburgo, Moscou, Odessa e Kieve). Nessas cidades formou-se um operariado de 3 milhões de trabalhadores que recebiam salários miseráveis, trabalhavam 12 horas ou mais e recebiam castigos físicos. As habitações eram ruins e as crianças não tinham acesso à escola.
A industrialização cresceu rapidamente e junto com ele os grupos de oposição ao absolutismo. Dentre esses grupos destacou-se o Partido Operário Social Democrata, fundado em 1898 e de orientação marxista.
Entre os principais líderes do partido estavam: Lenin (1870-1924) e Leon Trotsky (1879-1940).
Em 1903 devido a divergências internas o partido se dividiu em dois grupos: mencheviques e bolcheviques.
Os mencheviques (termo de origem russa que significa a minoria do partido) de fendiam que os trabalhadores poderíam chegar ao poder através de alianças com políticas com a burguesia liberal. Acreditavam em uma visão evolutiva da história, por isso, defendiam que só depois da plena evolução do capitalismo poderia ter início a ação revolucionária. Assim sendo, estavam vivendo a fase em que a burguesia industrial deveria ocupar ao poder cabendo aos operários apenas o estabelecimento de alianças com essa burguesia.
Os bolcheviques (maioria em relação ao partido) defendiam que os trabalhadores deveriam de forma imediata tomar o poder colocando fim ao absolutismo e através da luta estabelecer a "ditadura do proletariado" (forma de governo em que o poder político, social e econômico estaria nas mãos dos trabalhadores, unidos em torno de um partido representativos dos operários e camponeses. Seu principal líder era Lenin.