faça um pequeno texto no caderno contando as principais ideias dos reformadores
me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Europa do século XVI passava por profundas transformações. As estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais que marcaram o continente durante a Idade Média estavam sendo substituídas. Havia expansão econômica e, politicamente, novos interesses e novas formas de governo se consolidavam.
A religião perdia a sua força, pois, a partir do Renascentismo, começou a se consolidar a ideia de que o homem era o centro de todas as coisas. A cultura renascentista também contribuiu para que as artes ganhassem novo fôlego, resgatando, sobretudo, o legado da cultura clássica. Assim, novas ideias e novas formas de enxergar o mundo foram difundidas com a invenção da imprensa.
A Igreja Católica, por sua vez, enfrentava uma crise de credibilidade, e sua contestação vinha desde a Idade Média. As críticas à Santa Sé tratavam de questões como a quantidade de terras e outras riquezas nas mãos da Igreja, a corrupção dos clérigos, o abuso do poder, etc. Assim, questionamentos eram realizados abertamente. Os casos dos valdenses e as críticas feitas por John Wycliff e Jan Huss são demonstrações claras de que a insatisfação com a Igreja Católica se arrastava por séculos. Os dois últimos, inclusive, são considerados precursores da Reforma Protestante.
PRONTINHO♡
Os Reformadores (Cristãos) defendiam uma série de mudanças que iam desde interpretações teológicas da Bíblia até as formas de organizar os cultos e as próprias Igrejas, tendo sido muito influentes nas mudanças sociais e políticas que aconteceram na Europa a partir do século XVI, que é quando a Reforma Protestante se inicia.
Defendiam o fim da prática da Simonia (venda de cargos na Igreja) e o fim do celibato dos padres, assim como o fim do batismo infantil e o fim da forte centralização política que a Igreja Católica promovia. Alguns movimentos religiosos que nasceram neste período foram o Calvinismo e o Luteranismo, que estão na base de muitas das interpretações religiosas que hoje conhecemos como Evangélicas ou Protestantes.