ENEM, perguntado por contatoalessanp8n3mq, 9 meses atrás

Faça um pequeno texto explicando o porque você concorda ou discorda sobre a redução da maioridade penal no Brasil!

Valendo 30 pontos.

Soluções para a tarefa

Respondido por marysykes78gmailcom
3

Tudo começa com a base de tudo: a educação.

Se os menores tiverem aulas, saírem da analfabetização ou da semianalfabetização, tiverem pais atentos, que passem valores corretos aos seus filhos, ai sim haverá uma intensa modificação no modo como as coisas estão indo...

Menores que sabem o que querem, que têm sonhos e que têm condições de realizá-los, não são jovens frustrados, tendendo ao estudo e ao esforço, do que à malandragem e ao crime.

Muitas das vezes jovens que tiveram estudos sofrem esse desvirtuamento para o submundo, mas deve-se compreender que esses não tiveram a assistência necessária paternal.

O que percebemos é que a escola, a educação, deve trabalhar em conjunto com os pais e as regras impostas pela sociedade.

A mudança de lei é apenas uma alternativa para aqueles que não querem fazer investimentos! Isso é enganar o povo!

É como o sistema de cotas nas faculdades: em vez do governo melhorar a educação das escolas públicas para aquela criança pobre e negra ter condições de passar para uma boa faculdade da mesma forma que os tantos outros, não é isso que acontece... A educação é precária e as cotas servem para colocar essas pessoas na faculdade sem grande esforço. Esse sistema foi criado para não precisarem melhorar em nada a educação, o que piora ainda mais, porque esses negros pobres são descriminados na faculdade pelos outros alunos por terem entrado com média 6.0, enquanto os outros entraram com média 9.0, por exemplo... Isso afeta ainda mais a sociedade e cria um clima maior de hostilidade entre as raças.

Da mesma forma podemos ver esse caso que você levantou sobre a lei...

"Mas uma pessoa de 16 anos ou 17 já sabe muito bem o que é certo e o que é errado, qual o papel dela na sociedade e que atitudes por ela tomadas podem muito bem prejudicar muita gente. Essa pessoa pode muito bem responder pelos seus atos, então a lei deveria mudar sim e a educação também" - alguém pode argumentar. Mas ai eu lhe faço uma pergunta: e se os valores de certo e de errado foram ensinados de forma incorreta pelos pais? E se eles nem foram ao menos ensinados? E se a escola nunca lhes disse qual o papel destes jovens na sociedade? Eles mal ou bem, não têm muita culpa pelo que fazem, afinal de contas não aprenderam o certo e o errado. Eu tenho 17 anos, mas foram ensinados a mim valores e obrigações que fazem com que eu nunca vá cometer crimes na minha vida e, além disso, tive uma boa educação, tanto em casa como na escola, o que intensifica ainda mais minha teoria de que os dois devem andar em conjunto.

Perguntas interessantes