Música, perguntado por iandramassela, 9 meses atrás

Faça um pequeno relato sobre a importância de Jack Donovan Foley para

a evolução de efeitos sonoros no mundo cinematográfico. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por mizukichocolate985
1

Resposta:

Se o termo fez com que se lembrasse de algo relacionado a filmes, saiba que seu cérebro também está correto. Há mesmo uma área da produção cinematográfica com esse nome. Mas falaremos sobre ela depois.

Por ora, o motivo da minha pergunta tem mais a ver com um homem chamado Jack Donovan Foley. Conhece?

Nascido em Yorkville no ano de 1891, Jack foi criado em Coney Island, península localizada no distrito do Brooklyn, Nova Iorque. Na escola, seus colegas de classe eram James Cagney, Arthur Murray e Bert Lahr, numa turma que faz qualquer aspirante a cineasta salivar de inveja.

E que também deixa claro que cinema seria destino óbvio para o nosso protagonista.

Seu primeiro trabalho, no entanto, era burocrático que só ele. Fazer pedidos num escritório localizado nas docas nova-iorquinas, afinal, nada tem de muito estimulante. A única parte boa era poder jogar beisebol semi-profissional nos fins de semana e também encontrar figurões passeando pelas calçadas que contornavam seu local de labuta.

Cary Grant foi um desses. E sua importância para Foley se resume pelo fato de que foi o ator quem primeiro o motivou a transformar cinema numa possível carreira.

Daí para os filmes foi um pulo. Insatisfeito com o clima de Nova Iorque, Jack se mudou para a Califórnia e lá começou a trabalhar como dublê de cinema. Foi então que, em um de seus trabalhos, se apaixonou pela beleza das Sierra Mountains da Califórnia e também por tudo que cercava o belíssimo Owens Valley, numa relação que perduraria por toda sua vida.

Mas aí aconteceu a Primeira Guerra Mundial e Foley foi obrigado a se mudar para Bishop, cidade localizada no Condado de Inyo, criando sua família a partir de um emprego numa loja de equipamentos. Foi nesse período que ele se interessou por teatro e iniciou o envio de artigos sobre o tema para um dos jornais locais.

E aí rolou outra complicação: os fazendeiros de Owens Valley decidiram vender suas propriedades para a cidade de Los Angeles em busca de direitos sobre água, e isso fez com que a população de Bishop começasse a encarar um futuro repleto de incertezas.

Em meio a tal cenário, Jack acabou unindo sua tímida experiência no ramo cinematográfico com a urgência da situação e convenceu os donos dos galpões locais a ajudá-lo a atrair estúdios para aquela área. Certo de que tinha tido uma grande ideia, Foley investiu até mesmo numa poderosa companha de publicidade que acabou resultando no sucesso da empreitada.

Com isso, ele se tornou referência para inúmeras produções, sobretudo para westerns que viam-se em casa ao serem ambientados nas belíssimas montanhas e vales dali.

Repleto de contatos, Foley começou a vender vários roteiros para a Universal que, de fato, foram produzidos. Prolífico, ele ainda encontrava tempo para, quando não estava dirigindo filmes mudos, trabalhar com os chamados inserts de estúdio (close-ups de movimentos que não podem ser registrados durante o tempo normal de filmagens. Ex: "uma arma sendo empunhada").

"Jack preparava sets, gráficos, objetos de cena, modelos e qualquer outra coisa que fosse necessária, fazendo ele mesmo ou deixando tudo pronto para que outra pessoa o fizesse."

Mas aí, da noite para o dia, o som chegou ao cinema, marcando o fim da década de 20 com aquela que é considerada uma das grandes revoluções de sua história.

Image for post

Vitaphone: a grande aposta da Warner para sair na frente da concorrência.

Correndo na dianteira, a Warner Brothers desenvolvia seu sistema de gravação conhecido como Vitaphone. Enquanto isso, a Western Electric dava prosseguimento ao seu sistema fotográfico. Na ocasião escrevendo para a Universal Studio Club News, Foley afirmara:

"As crianças da Warner […] acabam de aparecer com um filme sonorizado, 'O Cantor de Jazz' enquanto os […] garotos da Universal finalizam as últimas cenas do grande musical americano 'Show Boat', um filme MUDO. Os semblantes aqui ficaram tão vermelhos que alguém gritou 'os índios estão chegando!', ao passo que outro perguntou: 'será que ainda estamos no mercado?'".

Desesperados e na busca por profissionais capazes de trazer o som à Universal, os componentes da equipe adicionaram às pressas uma composição musical e também efeitos ao antes mudo "Show Boat".

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes