Faça um estudo sobre a Origem do Teatro.
Escreva de 5 à 7 linhas referente:
1. O teatro na Grécia Antiga ;
2. O teatro na Roma Antiga;
3. O teatro Medieval;
4. O surgimento do Teatro no Brasil;
5. O teatro na Atualidade.
6. Quando e onde surgiu o Teatro?
7. Como eram os os locais de apresentações teatrais?
8.Como surgiram as primeiras peças teatrais e quem foram os responsáveis pela prática no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:O teatro na Grécia antiga teve suas origens ligadas a Dionísio, divindade da vegetação, da fertilidade e do vinho, cujos rituais tinham um caráter orgiástico. Durante as celebrações, que duravam seis dias, em honra ao deus, em meio a procissões e com o auxílio de fantasias e máscaras, eram entoados cantos líricos, os ditirambos, que mais tarde evoluíram para a forma de representação plenamente cênica como a que hoje conhecemos através de peças consagradas.
Seu florescimento ocorreu entre 550 e 220 a.C., sendo cultivado em especial em Atenas, que neste período também conheceu seu esplendor, mas espalhou-se por toda a área de influência grega, desde a Ásia Menor até a Magna Grécia e o norte da África. Sua tradição foi depois herdada pelos romanos, que a levaram até as suas mais distantes províncias, e é uma referência fundamental na cultura do ocidente até os dias de hoje.
O teatro da Roma Antiga foi uma modalidade artística diversa, estendendo-se do teatro de rua e de acrobacia nos festivais à encenação das comédias de Plauto e Terêncio e das tragédias de Sêneca. Embora Roma tenha tido tradição própria na performance, a helenização cultural no século III a.C. teve um efeito profundo e energizante no teatro dessa civilização, estimulando o desenvolvimento de literatura de alta qualidade propícia à atuação.
O historiador Lívio postulou que os romanos teriam experienciado a arte teatral pela primeira vez no século IV a.C., por meio de uma performance de atores etruscos.[1] Beacham defende que essa civilização já teria conhecido "práticas pré-teatrais" há algum tempo antes do registrado.[2] O drama romano teve início de desenvolvimento em 240 a.C., com a execução de produções de Lívio Andrônico.[3] Essa modalidade perdurou em popularidade na antiguidade tardia, pela metade do século IV d.C., com 102 de 176 ludos públicos tendo sido dedicados ao teatro, além de eventos com gladiadores e corridas de bigas, em número consideravelmente menor.
Explicação: