faça um cordel sobre dancas brasileiras
mim ajudem é para amanhã
Soluções para a tarefa
As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.
Foi a partir da chegada de outros povos ao Brasil que se tornou possível falar sobre o surgimento da dança em nosso país.
Mas um evento específico teve relevante contribuição nesse processo: a vinda dos povos africanos que foram escravizados em terras brasileiras.
Além da enorme riqueza cultural, os africanos trouxeram para o nosso país instrumentos de percussão que eram utilizados em seus rituais.
Principais danças brasileiras
Samba
Entre todas as danças brasileiras, samba pode ser considerado a maior representação do nosso país mundo afora quando o assunto são os ritmos de cada lugar.
Embora seja visto por muitos como uma dança típica do Rio de Janeiro, o samba tem suas raízes em outro estado, a Bahia.
Foi lá que os escravos vindos da África deram os primeiros passos nas senzalas, embalados pelo som feito nos instrumentos de percussão.
Aliás, a presença desses instrumentos é característica marcante do nosso samba.
Bumba-meu-boi
Cores vibrantes, cenas teatrais e a presença da figura do boi são os elementos mais marcantes do bumba-meu-boi, ou boi-bumbá, como a dança também é conhecida.
Ela é considerada uma das principais danças folclóricas do Brasil e muito difundida nas regiões Norte e Nordeste.
O bumba-meu-boi carrega influências portuguesas e espanholas, africanas e indígenas.
A lenda dessa dança gira em torno da morte e ressurreição do boi mais bonito que um fazendeiro tinha em suas terras.
Frevo
No Brasil inteiro, o Carnaval é uma festa marcada pela mistura de ritmos. Mas em Pernambuco, o que toma conta das ruas nessa época do ano é o frevo!
Sem letras, marcado apenas pela coreografia agitada dos dançarinos com suas roupas e guarda-chuvas coloridos, o estilo é contagiante e diverte os foliões nas ruas.