História, perguntado por Estervitoria111, 10 meses atrás

Faça um comentário sobre o Apogeu das viagens portuguesas

Soluções para a tarefa

Respondido por bizinha122
5
A Carreira da Índia nasceu graças à bem sucedida viagem de Vasco da Gama em 1497, abrindo o comércio de especiarias Orientais via Atlântico e Índico, iniciando o chamado ciclo das especiarias, representado no século XVI pela pimenta e no XVII pelo açúcar.


Carreira era usada como sinônimo de rota, constituindo um caminho regular, com navios ligando um ponto ao outro, transportando mercadorias e passageiros.

Desde que a rota foi inaugurada, os lusos passaram a importar a pimenta da Índia com um lucro médio de 4.000%, tendo atingido o teto máximo de 24.000% em 1620, o que levou a Carreira da Índia ao seu apogeu quase imediatamente. 

Já na primeira década partiram de Portugal nada menos que 144 naus, não obstante a um índice de naufrágios da ordem de 13,10%, quase nada se comparado aos lucros obtidos, um ótimo negocio para os investidores, e, ao mesmo tempo, pelos tripulantes terem direito a uma participação nos lucros, a única esperança de enriquecimento rápido e fácil para a gente miúda.

Anualmente a Coroa portuguesa armava esquadras destinadas ao Oriente, retornando estas ao Reino depois de pelo menos dois anos, período no qual os navegantes, tanto na ida como na volta, passavam por inúmeras privações: fome, sede, doenças, violência sexual e o risco constante de naufragar. 

Entretanto, todos os inconvenientes eram superados pelo sonho de enriquecer com o comércio da pimenta, relegando o Brasil ao marasmo no período quinhentista.

Pela altura da União Ibérica, entre 1580 e 1640. tudo se inverteu, a pimenta entrou em declínio sendo substituída pelo açúcar, conduzindo o caminho marítimo do Brasil a tornar-se uma Carreira. 
 espero  ter ajudado
Perguntas interessantes