faça um comentário sobre Linguagem e Comunicação. No mínimo 15 linhas.
Soluções para a tarefa
Linguagem e comunicação são dois termos presentes em nosso cotidiano o tempo todo, com mais significados do que podemos imaginar.
Linguagem
Sobre a comunicação
O termo comunicação é derivado do latim “communicare”, que significa partilhar, tornar comum. Portanto, de acordo com a etimologia, podemos dizer que a comunicação é o processo por meio do qual um indivíduo pode partilhar informações, pensamentos, 7histórias, sensações, ideias ou qualquer outra coisa.
O processo de comunicação é formado por seis elementos, são eles:
• Emissor: envia a mensagem
• Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem
• Mensagem: o conteúdo, aquilo que se deseja comunicar
• Canal de comunicação: meio de transmissão (TV, rádio, jornal)
• Código: conjunto de signos e regras sobre os quais a mensagem é elaborada (ex: Língua Portuguesa)
• Contexto: situação à qual a mensagem está se referindo
O emissor elabora uma mensagem de acordo com um contexto, codifica-a e envia para o receptor por meio de um canal de comunicação. O receptor, por sua vez, vai receber essa mensagem, decodificá-la e interpretá-la. Isso costuma acontecer tão rápido, que nem nos damos conta de todas essas etapas, embora elas existam.
Sobre a linguagem
A linguagem nada mais é do que o sistema de símbolos do qual o homem se utiliza para se comunicar com os demais, expressar suas ideias e suas emoções. É o código que possibilita a comunicação, ou seja, só é possível se comunicar quando todos conhecem o código usado. É por isso que linguagem e comunicação são inseparáveis!
Ela se divide em duas grandes vertentes:
• Linguagem verbal: é a que utiliza a palavra, seja na oralidade ou na escrita.
• Linguagem não verbal: engloba todos os outros recursos que servem para comunicar, mas que não envolvem a palavra, como imagens, símbolos, gestos, expressão facial e corporal, tom de voz e muitos outros.
Normalmente, em nosso cotidiano, usamos uma combinação de linguagem verbal e não verbal, porque as duas são complementares.
Outra classificação que existe para esse termo é a seguinte:
• Linguagem padrão: é a formal, que tem mais prestígio social, usada em artigos científicos, jornais, artigos, conferências e outros contextos que exijam a utilização da norma culta da Língua Portuguesa.
• Linguagem não padrão: são todas aquelas que fogem desse padrão, envolvendo uso de gírias, regionalismos, abreviações, neologismos e outros recursos, mais típicos da oralidade.
Vale lembrar que não existe uma linguagem certa. Uma pessoa que utiliza a língua padrão em seu cotidiano não está mais correta do que alguém que, ao conversar com a família, adota a linguagem típica da região em que vive, por exemplo. O importante é que haja adequação de acordo com o