Faça um comentário sobre as políticas públicas de
planejamento urbano dos países latino-americanos, em especial do Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta: O Show de Truman é um filme de comédia dramática de 1998 estrelada por Jim Carrey como Truman Burbank, a estrela principal - ainda que inconsciente - de um reality show em uma cidade cenográfica vigiada 24 horas por dia. A cidade de Truman, Seahaven, é um gigantesco estúdio de televisão construído para filmar a vida de Truman através de milhares de câmeras escondidas que transmitem a vida do pacato cidadão para bilhões de espectadores ao redor do mundo.
A cidade cenografia de Seahaven é uma cidade litorânea nem muito grande tampouco muito pequena. Desde o primeiro momento, os espectadores (principalmente os não americanos) se deparam com uma artificialidade imperante, uma cidade cinematográfica que se assemelha àquelas de outros tantos filmes gravados nos subúrbios norte-americanos entre os anos oitenta e noventa, incluindo o clássico de Spielberg E.T. (1982), Curtindo a vida adoidado (1986) e Esqueceram de mim (1990). Entretanto, a tranquila cidade de Seahaven não parece ser assim tão diferente para os telespectadores norte-americanos, uma vez que esta paisagem suburbana foi (e ainda é) idealizada por muitos, vistas como a cidade ideal, um território localizado entre as oportunidades da cidade grande e a qualidade da vida no campo.
Essa idealização do subúrbio americano tem um fundo de verdade: a maioria das cenas externas ambientadas em Seahaven foram gravadas, na verdade, em Seaside, Flórida, uma cidade cujo projeto e construção inspiraram o nascimento de um movimento chamado de New Urbanism. Nos Estados Unidos, o Novo Urbanismo foi um movimento utópico e sentimental da década de 1980, baseado na crença de que “a sociabilidade do espaço poderia ser estimulada através de um conjunto específico de elementos arquitetônicos e espaciais”, conforme descrito por Alex Krieger, professor de Projeto Urbano na Universidade de Harvard, em seu livro “City on a Hill: Urban Idealism in America from the Puritans to the Presente”, que será lançado em breve pela Harvard University Press.
DA COMO MELHOR RESPOSTA SE Tiver CERTO BYE