História, perguntado por wesleygabriel0087, 9 meses atrás

Faça um comentário sobre as “Diretas-Já”, dizendo o que
foi, as razões do “fracasso” e as consequências para o
país.

Soluções para a tarefa

Respondido por manelromanel20000
1

Resposta:

descontrole da economia no final do regime militar foi um dos motivos que facilitaram o movimento das Diretas Já em 1984. Com a inflação em alta, os cidadãos passaram a recorrer a compras de mês e a estocagem de produtos. O salário vinha e ia no mesmo dia para evitar preços maiores no dia seguinte.

Na ocasião, o então líder do PMDB, deputado Freitas Nobre, fez questão de rebater o ministro. "Quando se cantava em todos os tons e motes o chamado milagre brasileiro, quando a euforia das obras faraônicas, suntuárias, e a inundação dos dólares de empréstimos internacionais dançavam a dança macabra dos esbanjamentos, quando nossas críticas de advertências moviam neste Plenário sufocadas pela censura total, os que viam mais longe, antevendo o fracasso do sucesso, eram apontados como os pessimistas e inimigos da pátria."

O aumento das tarifas foi lembrado pelo então líder do PT, deputado Airton Soares. "O modelo de vossa excelência é o modelo que leva o brasileiro hoje a ter na sua casa a geladeira, a televisão, o ferro elétrico; mas não tem dinheiro para pagar a energia elétrica que consome."

Em outra ocasião, Airton Soares fez referência às grandes obras comparadas à resistência do governo em aprovar o seguro-desemprego. "O ministro Delfim Netto é hábil. Tem verbas para termonucleares, tem verbas para Tucuruí, tem verbas para Itaipu, tem verbas para as obras faraônicas do governo, tem verbas para mordomias, tem verbas para tudo; mas para trabalhador desempregado, não tem verbas."

O Brasil passou pela transição do regime militar para o governo civil, mas a inflação ainda chegaria a 2.477% em 1993.

Perguntas interessantes