Faça um comentário sobre a evolução da ergonomia
Soluções para a tarefa
A primeira definição conhecida de trabalho está escrita nas Sagradas Escrituras, em Gênesis 3, 17b - 19 "Disse, pois, o Senhor Deus ao ser humano: maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; pois és pó, e ao pó tornarás". Podemos deduzir, então, que o trabalho está relacionado à noção geral de sofrimento e pena.
O Dicionário Larousse de Língua Portuguesa (1992), dá as seguintes definições para trabalho:
Palavra derivada do latim tripaluim, que significa instrumento de tortura composto de três paus: sofrimento; esforço; luta; atividade humana aplicada à produção, à criação ou ao entretenimento; produto dessa atividade; obra, atividade profissional regular e remunerada, exercício de uma atividade profissional; lugar onde essa atividade é exercida.
Desde os tempos primórdios os homens se preocupavam em melhorar seus utensílios para caça, pesca e até mesmo para ascender o fogo.
Com aproximadamente 160 anos desde a sua primeira publicação através do artigo “Ensaios de ergonomia ou ciência do trabalho baseado nas leis objetivas da ciência sobre a natureza” (1857), o seu surgimento foi oficializado em julho de 1949 para formalizar essa atividade como uma aplicação interdisciplinar da ciência que estuda os postos de trabalho.