Geografia, perguntado por kaiocandeia, 1 ano atrás

faça um comentário explicando as teorias do Big Bang, placas tectônicas e deriva continental

Soluções para a tarefa

Respondido por patriciaorling123
9

bi bang

Imagine que, em um ponto tão pequeno que não tenha volume considerável, o calor e a densidade vão se acumulando, durante muito tempo, até um dia esse ponto explodir em infinitos pedaços e espalhá-los por um gigantesco e infinito espaço. Bom, essa é basicamente a definição do Big Bang.

placas tectonicas

O planeta Terra é coberto por uma camada formada por terra e rochas chamada de crosta terrestre ou litosfera. Esta crosta não é lisa e uniforme, mas sim irregular e composta por placas tectônicas. Estas placas não são fixas, pois estão sob o magma (rocha fundida de alta temperatura).

Deriva Continental, que é o nome dado à teoria desenvolvida pelo geólogo e meteorologista alemão Alfred Wegener em 1915, através da obra A Origem dos Continentes e Oceanos, em que ele afirma que há cerca de 200 milhões de anos os continentes não eram separados, mas todos faziam parte de um único bloco de massa continental que foi denominada Pangeia, e ao redor dele, por conseguinte, havia um único oceano, chamado de Pantalassa.

esta bem resumido

espero ter te ajudado :)


patriciaorling123: correção *Big bang
Respondido por Juniorlindoso
7
A teoria do Big Bang, de que o Universo começou a partir de um ponto extremamente denso e que, ao explodir, criou o cosmos em expansão que conhecemos está prestes a, com o perdão do trocadilho, entrar em colapso. Criada em 1931, a teoria afirma que essa explosão se deu a 13.7 bilhões de anos atrás.

Portanto, as placas tectônicas são gigantescos blocos que integram a camada sólida externa da Terra, ou seja, a litosfera (crosta terrestre mais a parte superior do manto). Elas estão em constante movimentação (se movimentam sobre o magma do manto), podendo se afastar ou se aproximar umas das outras.

Juniorlindoso: espero ter ajudado :)
Perguntas interessantes