Geografia, perguntado por diego8927, 10 meses atrás

Faça um comentário caracterizando as regiões da América.​ alguem poderia me ajuda ​

Soluções para a tarefa

Respondido por barbarapiacentini
1

Resposta:

América é o maior continente em extensão norte–sul localizado no Hemisfério Ocidental e compreende uma área total de 42.189.120 km2. O continente é habitado por cerca de 902.892.047 pessoas, e nele são faladas diversas línguas, como espanhol, inglês, português, francês, neerlandês e línguas nativas. O continente é constituído por 35 países e 18 territórios independentes. Os países são banhados pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

Esse enorme território é dividido em subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul. Alguns estudiosos e organizações, como a Organização das Nações Unidas (ONU), consideram apenas a divisão em América do Norte e América do Sul, considerando que ambas são ligadas por um istmo (estreita faixa de terra que liga duas áreas de maior extensão).

Respondido por biaacunha190
1

A América do Sul está distribuída em uma área de 18,8 milhões de quilômetros quadrados e é constituída por doze estados autônomos e e dois protetorados europeus reconhecidos pela ONU

Estados autônomos: Brasil, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Protetorados europeus: um da França (Guiana Francesa) e outro do Reino Unido (Arquipélago das Malvinas).

Sua extensão territorial é banhada a leste pelo Oceano Atlântico; a oeste, pelo Oceano Pacífico e, em sua porção setentrional, pelo Mar das Antilhas ou do Caribe.

Aspectos físicos da América do Sul

Clima

Com a Linha do Equador cortando seu território ao norte e o Trópico de Capricórnio cortando-o ao sul, a América do Sul apresenta a maior parte de suas terras na Zona Tropical do globo.

As condições naturais do subcontinente americano são bastante diversificadas e formam diversos domínios climáticos e paisagísticos:

equatorial – floresta equatorial;

tropical – floresta tropical e savanas;

subtropical e temperado – pradarias e florestas tem
perada e subtropical;

desértico e semiárido – xerófilas e estepes;

mediterrâneo – vegetação mediterrânea (maquis e garrigues);

frio de montanha – vegetação de altitude (montanha).

A corrente marítima fria de Humboldt tem origem nas proximidades da Antártica, desloca-se para o norte, passando pela costa ocidental sul-americana, nos litorais do Chile e do Peru e ocasiona a formação do Deserto do Atacama no norte do Chile e sul do Peru, ao reduzir a evaporação da água marítima e causar precipitações sobre o mar pelo resfriamento do ar, dificultando a chegada de umidade ao continente.

Mapa da América do Sul.

América do Sul – Político.

Vale lembrar que a Cordilheira dos Andes forma uma extensa barreira física natural, que impede a passagem de ventos úmidos, também contribuindo para a aridez da região.

Por outro lado, a corrente fria de Humboldt favorece a economia desses dois países, principalmente a peruana, por causa da ressurgência oceânica – movimento vertical que traz águas profundas carregadas de plâncton (base da cadeia alimentar) para a superfície, atraindo peixes.

Relevo

Com relação ao relevo, as montanhas encontram-se no oeste, com a presença da Cordilheira dos Andes, um dobramento moderno que se formou pela convergência das placas Sul-Americana e de Nazca.

Nessa cordilheira, destaca-se o Monte Aconcágua, com 9.962 m/altitude, localizado na Argentina, considerado o ponto mais alto da América e também o mais elevado fora da Ásia.

A instabilidade geológica é intensa nessa região, visto que ela se insere no Círculo ou Anel de Fogo do Pacífico. As planícies (bacias sedimentares) estão no centro, destacando-se as bacias do Orinoco, Amazônica e Platina.

Os planaltos desgastados (maciços ou escudos antigos), na porção leste, apresentam grandes reservas de minerais metálicos.

Hidrografia

A América do Sul apresenta uma hidrografia muito rica, tendo como referência as bacias Amazônica, do Tocantins-Araguaia, do São Francisco, do Orinoco e Platina (formada pelas bacias do Paraguai, do Paraná e do Uruguai).

O Rio da Prata é formado pela desembocadura dos rios Paraná e Uruguai. Em razão do obstáculo representado pela Cordilheira dos Andes, os principais rios sul-americanos desaguam ou desembocam no Oceano Atlântico (na vertente atlântica).

O Lago Titicaca, localizado entre a Bolívia e o Peru, é o maior lago de água doce da América do Sul. Considerado o lago navegável mais alto do mundo, tem 3 809 metros de altitude e uma superfície que ultrapassa os 8 500 quilômetros quadrados. Além dele, destaca-se o Lago Maracaibo, que se localiza na Venezuela e apresenta importante reserva petrolífera.

As regiões da América do Sul

Para facilitar a compreensão das populações e economias dos países que a compõe, a América do Sul é dividida em andina, platin

desculpa, resposta ta meio...

Perguntas interessantes