Geografia, perguntado por felipemontesay, 8 meses atrás

Faça um breve texto sobre as principais consequências da revolução tecnológica e científica nas economias da Europa, Ásia e Oceania

Soluções para a tarefa

Respondido por elizabetholiveira201
1

Resposta:

5 pontos só? Quee loucura!! RS ,pera ae

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

Europa-

A Europa possui uma das economias mais avançadas do globo, com amplo dinamismo e avançados graus de tecnologia e inovações científicas. Vários países do continente são líderes em rankings econômicos mundiais, como a produção de vinhos e gás natural.

O continente vivencia o processo de terciarização da economia, algo típico de países desenvolvidos. Esse processo consiste no predomínio do setor terciário nas atividades econômicas, sendo relacionado com a desindustrialização das áreas urbanas europeias.

Com vários países sendo a preferência de turistas do mundo todo, atividades como shoppings, teatros, bares, hotéis, museus e passeios históricos ganham força nas economias regionais.

Na agricultura, o continente não é um grande destaque mundial. Basicamente tudo o que é produzido nesse setor é consumido internamente, como cereais, frutas e hortaliças. Os rebanhos bovino e suíno são criados de forma intensiva (norte) e extensiva (sul), com destaque para Rússia, França e Alemanha, os detentores dos maiores rebanhos.

Ásia-

O país que apresenta a maior economia no continente é a China. O Produto Interno Bruto do país é de aproximadamente US$ 12,24 trilhões. O crescimento econômico do continente deu-se no período pós-Segunda Guerra Mundial. A economia baseia-se principalmente em:

Mineração: o continente conta com grandes reservas minerais de petróleo, carvão mineral, ferro, chumbo, zinco e manganês, com destaque para o Oriente Médio, que produz cerca de 30% do total do petróleo explorado no mundo todo.

Agropecuária: Destaque para a agricultura com o cultivo de arroz, trigo, milho, fumo, juta, algodão, pimenta, entre outros, e a pecuária representada pela produção de suínos, ovinos e bovinos.

Indústria: As maiores potências industriais da Ásia são: China e Japão e os chamados Tigres asiáticos que correspondem à Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong e Taiwan (territórios que apresentam elevado nível industrial e de desenvolvimento econômico).

Oceania-

Com exceção da Austrália e da Nova Zelândia, todos os demais países da Oceania apresentam características de subdesenvolvimento. Suas principais atividades econômicas são o extrativismo e, com raras exceções, a agricultura. No que se refere aos recursos minerais, a Austrália é o país que mais se destaca é o maior produtor mundial de opala e é um dos maiores produtores de diamante, rubi, safira e jade. Nas pequenas ilhas e na Papua-Nova Guiné, as indústrias, quando existem, são em geral instaladas para beneficiar algum produto originado do extrativismo. Enquadram-se nesse caso Papua-Nova Guiné (azeite de dendê e borracha) e Fiji (açúcar e pescado em conserva).

Condições totalmente diferentes são as encontradas na Austrália e na Nova Zelândia, cujo amplo parque industrial compreende desde as indústrias de base até as de bens de consumo. São os únicos países do continente que integram o bloco dos países desenvolvidos segundo o IDH.

Na Austrália, a indústria responde por cerca de 20% do Produto Interno Bruto. Destacam-se as indústrias de aço, de automóveis, mecânicas, de produtos químicos e as refinarias de petróleo, concentradas no sudeste.

Para a Nova Zelândia, menos industrializada que a Austrália, a atividade industrial representa também cerca de um quarto do Produto Interno Bruto, sendo significativa a produção de alimentos, seguida dos setores têxteis, de construção, siderúrgicos e outros.

Perguntas interessantes