História, perguntado por nicholasncs97pd084p, 1 ano atrás

Faça um breve resumo sobre a independência na América do Sul

Soluções para a tarefa

Respondido por iiolandacostasd
39

Assim como a maioria das colônias espanholas, as da América do Sul contaram com a participação principal dos criollos, que tinham seus direitos políticos e econômicos limitados e que estava insatisfeitos com as exigências da metrópole. Com o fortalecimento dos mesmos, começou a surgir uma série de movimentos emancipacionistas influenciados por ideais iluministas e revolucionários. Esses movimentos também foram baseados na independência norte-americana, já que tiveram uma ampla participação das forças militares durante todo o processo de emancipação.

Respondido por eduardospagnolo
2

Os movimentos de independência da América do Sul aconteceram em razão das invasões napoleônicas que fragmentaram o poder das metrópoles donas das colônias sul americanas, e do interesse político das elites criollas. Com a exceção do Brasil, onde o movimento de independência ocorreu para manter os privilégios da aristocracia brasileira.

Movimentos de Independência da América do Sul

Basicamente todos os movimentos de independência da América do Sul foram influenciados pelas invasões napoleônicas na Europa. Estes ataques resultaram na fragmentação do poder da metrópole espanhola em suas colônias, o que influenciou na tomada do poder das colônias liderados elite criolla e apoiado pelas camadas populares.

A exceção seria o Brasil, que teve o movimento emancipatório político liderado por um membro da família real portuguesa, e que serviu para manter os interesses da aristocracia e da elite colonial.

A revolução haitiana contribuiu para que crescesse um medo de revoltas populares nas colônias americanas, chamado de "haitianismo", que acelerou o processo de independência no Brasil.

Saiba mais sobre "Movimentos de Independência da América do Sul" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/45608755

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes