faça um breve relato das mudanças, comportamento e responsabilidades na adolescência.
ME AJUDEM PFVR! - _-
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom, como vc n especificou se vc quer mudanças só nas meninas ou nos meninos, vou lhe dizer dos dois. nas meninas, por volta dos 8 anos, o hipotálamo libera um hormônio chamado gonadotrofina (GnRH), que vai até a glândula hipófise. Ali, dispara-se a produção de dois outros hormônios: o luteinizante (LH) e o folículo-estimulante. Eles estimulam os ovários a fabricar estrogênio e progesterona.
Na voz, assim como os meninos, as meninas produzem testosterona, mas em menor quantidade. É esse hormônio que faz a cartilagem da laringe, onde estão as pregas vocais, aumentar em torno de 4 milímetros. Isso deixa a voz menos aguda.
Curvas: O corpo da menina ganha contornos de mulher. Na presença do estrogênio, células do tecido adiposo na região das coxas, das nádegas e da barriga crescem e se multiplicam.
Menstruação, acne, pelos, mamas ficam maiores e novos odores (esse é bem desconfortável kskssk).
Bom, nos meninos a voz fica mais grossa, acontece o crescimento do pênis... rs, pelos tbm, odores, crescimento, que geralmente é mais devagar pra eles, mas eles crescem até os 18 anos.
Explicação:
Na puberdade, ocorre a ação dos hormônios esteroides, responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias. Em meninas, esses hormônios são o estrogênio e a progesterona.
As características que surgem nesse período são o aumento das mamas, surgimento dos pelos pubianos, assim como os axilares, aumento de gordura na região do quadril e mamas, entre outras.
A primeira menstruação ocorre, geralmente, por volta dos doze, treze anos de idade, no entanto, essa idade pode variar, devido à influência de fatores genéticos, ambientais e psicológicos.
Já em meninos, o hormônio esteroide responsável pelo surgimento das características sexuais secundárias é a testosterona. As características secundárias que surgem nessa fase são o aumento do volume dos testículos, produção de espermatozoides, surgimento dos pelos pubianos, axilares e faciais; aumento do pênis, em comprimento e diâmetro; alteração na voz, tornando-se mais grave. É observado também um aumento na agressividade, desenvolvimento de massa muscular, entre outras caraterísticas.