História, perguntado por mayennealmeida55, 8 meses atrás

faça um breve comentário sobre a guerra do contestado.motivos e consequências​

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusjeronimo0
0

Resposta:

Movimento aconteceu em terras do Paraná e Santa Catarina

A Guerra do Contestado foi um conflito armado que aconteceu entre 1912 a 1916 nos estados de Santa Catarina e Paraná. Os impasses foram causados por disputas de terra entre os dois estados e devido a isso ficou conhecido como Contestado. O movimento teve como líder principal o monge peregrino José Maria de Santo Agostinho, personalidade que enfrentou o governo e passou a ser perseguido pelo Estado.

A Guerra do Contestado foi um dos primeiros movimentos político-sociais do Brasil República que teve como objetivo lutar pelos diretos da população pobre e menos favorecida. Outras revoltas desse período foram: Revolta da Chibata, Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.

Consequências

Para conter a Guerra do Contestado o governo envia para a região 90 mil homens do exército, uma pesada artilharia e alguns aviões que tinham o objetivo de observar a movimentação dos rebeldes. Após diversos conflitos e perseguições, a guerra chega ao fim em agosto de 1916.

Assim, as terras habitadas pela população do Quadrante Santo voltam a pertencer aos grandes fazendeiros e coronéis. A população pobre, entretanto, voltou para a situação de miséria em que se encontrava anteriormente.

A Guerra do Contestado durou quatro anos e deixou um resultado de 10 a 15 mil pessoas mortas, e 8 mil casas incendiadas. Além disso, em outubro de 1916 foi assinado, no Rio de Janeiro, o Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina e a partir daí surgem novas cidades como Mafra, Joaçaba, Chapecó e de Porto União.

Perguntas interessantes