Ed. Física, perguntado por Gabriel123456789123, 7 meses atrás

Faça um argumentação, com no mínimo 10 linhas, sobre o porque os artistas de rua devem ter liberdade para atuarem.

Soluções para a tarefa

Respondido por Parkdafiner95
0

Resposta:

A Arte Urbana abrange todos os exemplos de manifestações artísticas tais como grafites, pinturas, intervenções e apresentações desenvolvidas no espaço urbano, que se diferem das atitudes de vandalismo.  

A preferência pelo espaço público para fazer a demonstração da Arte Urbana tem como objetivo causar impacto nos espectadores, além de transmitir uma mensagem revolucionária, que critica a sociedade com ironia. Normalmente, esse tipo de arte descreve o trabalho de pessoas que desenvolvem um estilo de expressão artística através do uso de diferentes técnicas alternativas como pôsteres, adesivos, moldes, murais, spray e outros.  

Esse estilo de arte não costuma seguir um padrão estético pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que estimula a sua criatividade.

Origem da Arte Urbana:

Primeiro, a arte de rua surgiu na Grécia Pré-Socrática como uma forma de manifestação cultural e literária, onde encontravam-se os aedos (cantores) homéricos que cantavam versos e músicas, tentando envolver o público com sua melodia.

Na Idade Média, ela surgiu com os trovadores, artistas nobres que recitavam versos e poesias nas festas das cidades e dos palácios para entreter a nobreza com as histórias cantaroladas.

Posteriormente, a Arte Urbana surgiu em Nova Iorque, Estados Unidos, na década de 70, com uma característica dinâmica e temporária. Dessa forma, surgiam os demais estilos de Arte Urbana, partindo da arte escrita, cantada e musical, como o hip hop que apareceu em meados dos anos 60/70 na cidade de Nova York e Berlim.  

Na época, a dança apareceu como uma manifestação política e social, abrindo espaço para outras movimentações artísticas como os desenhos de rua, as apresentações teatrais, além das “estátuas vivas”, exemplo de arte possível de se encontrar nas esquinas das grandes cidades até os dias atuais.

Brasil:

No Brasil, os primeiros sinais de Arte Urbana começaram a surgir na década de 70, mais precisamente na cidade de São Paulo, com as obras de grafite, que eram feitas nas paredes.

Ironicamente ou não, essas pinturas surgiram em uma época muito conturbada da história junto com as repressões e censuras causadas pela Ditadura Militar no Brasil. No início, não existia preocupação estética com as letras, bastava apenas que elas fossem legíveis a ponto de transmitir a mensagem de insatisfação do povo.  

Diante disso, muitas das manifestações de rua surgiram como alternativas de comunicação, denúncia e até mesmo como fonte de renda para pessoas marginalizadas que viviam nas periferias do país.  

Propósito da arte:

A ideia principal da Arte Urbana ou “street art”, como também é chamada, é justamente migrar dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas como teatros, cinemas, bibliotecas e museus, e expandir para locais de visibilidade da arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

Para os artistas, a arte de rua não precisa de tempo, espaço, movimento cultural ou de reconhecimento para acontecer, ela só precisa da rua, pois, essa é a maneira que ela acontece, nos locais menos esperados: nos guetos, nos lixões, debaixo de pontes, em paredes estragadas e em lugares abandonados.

Além disso, a arte de rua comunica lutas, denúncias e protestos relacionados a questões sociais e políticas ou manifestações poéticas. Os maiores exemplos são as pinturas e o grafite.

Tipos de Arte Urbana:

Grafite: sem dúvidas, a manifestação mais popular da arte de rua é o grafite. São desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis, ruas. A arte, no entanto, se expandiu e atualmente existem diversas técnicas como os trabalhos feitos em 3D, que chama bastante atenção;

Perguntas interessantes