faça tópicos sobre maquiavel, Hobbes, Locke
Soluções para a tarefa
Para Maquiavel, a política era uma única coisa: conquistar e manter o poder ou a autoridade. ... Com base neste princípio, Maquiavel descreveu no Príncipe única e simplesmente os meios pelos quais alguns indivíduos tentaram conquistar o poder e mantê-lo.
Assim, o pensamento de Hobbes se diferencia de Maquiavel também pela idéia de que o Estado se origina não simplesmente de uma conquista, mas que os homens se permitem ser conquistados por meio de um pacto simbólico com o governante.
Uma diferença é que Hobbes só fala da monarquia absolutista, não fala da república nem mesmo como uma possibilidade alternativa, enquanto que Maquiavel fala tanto da monarquia quanto da república, oferecendo diferentes estratégias nestes dois campos para cumprir com o mesmo objetivo de garantia da manutenção do poder.
Maquiavel ressalta que todo poder vem do povo, dando margem a perceber que o mesmo era republicano. Em sua concepção, para se manter no poder o soberano tem que acima de tudo estar em consonância com os anseios populares, porque o poder existe se os subordinados assim desejarem.
Locke, assim como Hobbes, acredita no ser humano no seu estado de natureza. ... Ao contrário de Hobbes; em que o estado de natureza é um estado de guerra, insegurança e violência; o estado de natureza lockiano é um estado de paz e harmonia com homens dotados de razão e consumidores da liberdade e dos direitos naturais.
Maquiavel, no limiar do Renascimento italiano, percebeu o Estado como um fato social, ou seja, considerou a história e a sociedade como fenômenos humanos e que as relações humanas são modificadas de acordo com as relações sociais de cada tempo histórico.
Na verdade, o que ensina Maquiavel, é que um governo é sempre determinado pela realidade dos fatos. A ação política do príncipe deve basear-se na imposição dessa verdade. PALAVRAS CHAVE: Maquiavel, Estado, Poder Político.