faça síntese sobre a geração de energia no Brasil, abordando as fontes de energia utilizadas no Brasil, as vantagens e desvantagem das usinas hidrelétricas, as características da energia eólica e nuclear e as perspectivas para a produção de energia no nosso país. o texto deve conter 30 linhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:RESUMO: ENERGIA
As fontes de energia renováveis e não renováveis possuem um papel muito importante para a geração de energia elétrica no mundo inteiro. Principalmente em nosso país, as fontes de energia possuem um grande potencial para novas oportunidades de negócio, considerando sua ampla matriz energética.
Por isso, hoje vamos falar sobre as fontes de energia, a diferença entre fontes renováveis e não renováveis e a utilização delas no Brasil.
O que são fontes de energia?
As fontes de energia são recursos obtidos através de matérias-primas de forma direta ou indireta, a fim de gerar energia para o funcionamento de máquinas, aparelhos eletrônicos, transportes, estabelecimentos comerciais e muitos outros.
Essas fontes de energia podem ser classificadas entre renováveis e não renováveis, de modo que recursos como petróleo, água dos rios, vento e carvão são os principais utilizados no Brasil atualmente.
O que são fontes de energia renováveis, limpas e alternativas?
Enquanto as energias renováveis são geradas a partir de processos e recursos naturais inesgotáveis, as energias não renováveis podem acabar a qualquer momento. Além disso, existem as fontes de energia limpas que, além de serem uma alternativa viável para a preservação do meio ambiente, são produzidas de forma direta, como por meio do sol.
No Brasil, fazemos uso dos três tipos de energia, havendo um forte crescimento na produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis e limpas. Desta forma, elas contribuem para que os impactos ambientais sejam cada vez menores.
Fontes Alternativas de energia renováveis
Consideradas ótimas opções para o futuro do país, as fontes alternativas de energia renováveis possuem um papel muito importante se considerarmos sua geração a longo prazo, para nossos filhos e netos. Portanto, uma vez que elas não se esgotam, é possível ter garantia de energia e ainda contribuir para a manutenção do meio ambiente. Confira abaixo:
Energia Solar
Gerada através dos raios solares e convertida pelos painéis solares do sistema fotovoltaico, a energia solar transforma energia solar em energia elétrica por meio do inversor solar. Sendo assim, ela torna-se uma opção viável porque seu recurso natural opera todos os dias, reduzindo um pouco a capacidade em dias chuvosos.
Energia Eólica
No caso da Energia Eólica, a força dos ventos gera energia elétrica por meio dos aerogeradores, equipamentos utilizados para a conversão de modo simples, rápido e não poluente.
Energia da Biomassa
Já a Energia da Biomassa conta com a queima de matérias orgânicas como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais para a geração de energia.
Energia Maremotriz/Ondomotriz
A partir da energia das marés ou das ondas, a Energia Maremotriz/Ondomotriz gera energia elétrica de maneira sustentável, necessitando apenas de uma central próxima aos oceanos.
Fontes de energia não renováveis
Embora presentes em grande quantidade no Brasil, uma vez esgotadas, essas fontes não poderão ser reconstituídas. Trata-se também de um tipo de energia prejudicial à natureza, visto que emite diversos gases poluentes e contribui para a emissão de gases de efeito estufa.
Combustíveis fósseis
Petróleo, gás natural, xisto e carvão mineral são os principais recursos utilizados na geração de energia a partir de combustíveis fósseis. Desta forma, eles possuem um desempenho energético por meio de sua queima e possuem o custo mais baixo em relação às fontes alternativas de energia. No entanto, contribuem para a liberação de gases poluentes na atmosfera, levando à danificação da camada de ozônio e à intensificação do aquecimento global.
Energia Nuclear
No caso da Energia Nuclear, o urânio e o tório são classificados como recursos advindos desse tipo de geração de energia. Ao contrário dos combustíveis fósseis, eles não liberam gases de efeito estufa, porém possuem alto risco de acidentes nucleares. Além disso, atuam independentemente de fatores climáticos, apesar de possuírem um custo mais alto.
As Fontes de energia utilizadas no Brasil
Em relação a outros países, o Brasil utiliza as fontes de energia renováveis de maneira mais expansiva, emitindo menos gases poluentes. Desse modo, contamos com 42% da nossa matriz energética entre fontes de energia renováveis e não renováveis, sobressaindo-se as energias limpas.
Ainda assim, o número só tem a crescer, visto que a energia solar, eólica e hidrelétrica estão em constante aproveitamento e tornando-se cada vez mais acessíveis aos brasileiros. Por isso, a matriz energética brasileira é mais renovável que a matriz mundial, que ainda prioriza basicamente o uso de combustíveis fósseis.
Explicação: