faça resumo de "Que tal passar um ano num país estrangeiro?"
não gosto de ler e n encontrei esse livro online para usar em um site de leitura dinâmica então preciso de um resumo do livro INTEIRO
(tenho até o fim da semana)
Soluções para a tarefa
Resposta:
QUE TAL PASSAR UM ANO NUM PAIS ESTRANGEIRO?
Lígia tinha acabado de completar 13 anos quando a família teve de passar uma temporada na Alemanha, para onde seu pai foi enviado para um estágio na matriz da empresa em que trabalhava. A garota vive uma experiência riquíssima: conhece um outro país, sua cultura, seus costumes. Mas também se depara com a saudade dos amigos que ficaram no Brasil e a dificuldade em fazer novas amizades.
Um dia, no metrô, uma criança é deixada em seus braços. A garotinha encanta a família, mas era preciso encontrar seus pais verdadeiros. Lígia decide investigar sozinha o paradeiro dos pais da garotinha, e nessa procura ela descobre muito mais coisas a respeito da Alemanha. Por fim, a polícia descobre que ela é filha de refugiados africanos provenientes de Ruanda. Esse evento mostra a Lígia o outro lado daquela sociedade de primeiro mundo.
Esta obra vem ao encontro das mais prementes necessidades da educação brasileira, que é a construção e conquista da cidadania, do respeito e justiça entre os povos, da visão positiva da multiculturalidade. Essas mensagens são o que há de mais contemporâneo em matéria de boa literatura para jovens.
A autora: Diana Noronha é gaúcha de Porto Alegre, há alguns anos morando na Alemanha. ¿Vim fazer doutorado e acabei ficando.Para disfarçar as saudades do Brasil, voltei a escrever¿ ¿ seu primeiro livro Pro que der e vier é de 1985. Diana nos conta que escreveu Que tal passar um ano num país estrangeiro? a partir de certas vivências e sensações marcantes para quem vive em outro país. ¿No Brasil, a gente pensa na Alemanha como aquele país em que só tem gente loira e uma língua difícil. Na verdade, tem pessoas do mundo inteiro vivendo aqui. Meu livro fala das diferentes razões da mudança de país e das diferentes formas de lidar com essa mudança.¿
O ilustrador: Rogério Soud ganhou, em 1993, o XIX Prêmio Abril de Jornalismo de melhor desenho na categoria quadrinhos. Em 1998, recebeu a Menção Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro do Livro Infantil e Juvenil.