Faça o resumo no caderno sobre as características das lutas, artes marciais, jogos, JUDÔ, jiu-jitsu e karatê. ME AJUDEM!!
Soluções para a tarefa
KARATE
Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Consiste em uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas.
O método de defesa pessoal foi possivelmente originado na China, mas se desenvolveu e evoluiu no Japão, na província de Okinawa, com base em uma luta já existente na época.
Os praticantes de caratê são denominados “caratecas”. Nas lutas, os caratecas só podem usar as armas de combates naturais, ou seja, o próprio corpo (mãos, braços, pés, pernas, etc.), incluindo os bons reflexos de visão e a inteligência.
JUDÔ
Nascido no Japão em 1882, o Judô se tornou Esporte Olímpico em 1964. O Judô é um dos esportes com maior número de praticantes, é também um dos esportes que mais conquistou medalhas olímpicas para o Brasil. O Judô é um esporte único, pois além de defesa pessoal é um método educacional e disciplinador. É um esporte que visa o aperfeiçoamento físico, mental, técnico, psicológico e moral do praticante.
Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”. A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.
JIU JITSU
O Jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa, que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente.
Basicamente, no jiu-jitsu usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou quebrando-lhe uma
Resposta:
Judô e jiu-jitsu são lutas consideradas de agarre e curta distância, com uso de técnicas de arremessos, imobilizações, torções de articulação, estrangulamentos (sufocamentos) e contusões de articulações. Apenas o judô encontra-se no programa olímpico. O jiu-jítsu não consta e tem sido mais conhecido na atualidade por brazillian jiu-jítsu. A história narra que o judô surgiu em 1882 no Japão através de Jigoro Kano. O Judô foi fdisputado pela primeira vez em uma Olimpiadas em 1964, em Tokyo, no Japão. Somente em Munique, em 1972, passou a valer medalhas. 20 anos mais tarde, nos JJOO de Barcelona, que as mulheres começaram a competir.
Já o BJJ foi criado no Brasil pelo nipônico Conde Koma, alcunha de Mytsuo Maeda. No judô, vence uma luta quem aplicar o ippon ou wazari ou pela desclassificação do seu oponente. No BJJ, quem fizer mais pontos, por desistência do adversário.
O karate-dô é uma luta de média distância e de contato, com a utlização de golpes contundentes. Também surgiu no Japão através de Gichin Funakoshi. A pontuação é dividida da seguinte forma: o ipon vale um ponto. É quando o atleta acerta um soco no abdômen ou no rosto do adversário. Chute no abdômen vale dois pontos. O sanbon é quando o lutador acerta um chute no rosto, e soma três pontos. O karatê estreará este ano no Japão nos Jogos Olímpicos.
Explicação: