Geografia, perguntado por gihmihisa, 1 ano atrás

Faça o resumo do bairro Rio da Luz

Soluções para a tarefa

Respondido por noohLima
0

Resposta:

Não é à toa que a principal rua do bairro se chama Eurico Duwe. Aliás, não é nada difícil encontrar o sobrenome Duwe pelas ruas e edificações do bairro. O estádio do clube Cruz de Malta também carrega o nome de Eurico, um dos primeiros comerciantes do Rio da Luz.

A família Duwe é praticamente patrimônio histórico de Jaraguá do Sul e tem as raízes fincadas no bairro, igualmente histórico. Segundo a historiadora Silvia Kita, a colonização da região do Rio da Luz iniciou com os imigrantes alemães que vieram de Blumenau.As primeiras famílias foram: Mathias, Rappe, Barge, Wachaholz, Kühl, Hoffmann, Duwe, Henkels, Schwirkowski, Lindemann, Reink, Aramthum, Krüeger, Kreutzfeld, Geisler e Sohn, afirma.

Importante personagem da família Duwe e do bairro, Ademar Duwe é facilmente encontrado pelas ruas do bairro onde mora, teve empresa, construiu o clube Cruz de Malta, a sede e muito mais.

“Isso aqui era uma picada, aberta em 1864 de Blumenau, passando aqui pelo Rio da Luz para ligar ao porto de São Francisco do Sul. Em 1868 entraram os primeiros quatro moradores, oito anos antes de Jaraguá ser descoberta”, diz.E como conta Kita, as primeiras famílias se firmaram na região, com a abertura de comércios e preservando sempre as tradições germânicas especialmente nos segmentos religiosos, educacionais, gastronômico e musical.

Assim, não é surpresa que ainda hoje, cinco sociedades continuem firmes mantendo a cultura no bairro.

“Era uma via de comunicação entre Pomerode e Joinville, pela estrada antiga e ali temos várias questões sendo preservadas. É uma região intensa da cultura germânica e a partir de 1915, foi criada a Sociedade Rio da Luz, que mais tarde ficou conhecida como Salão Barg, uma das primeiras sociedades do município”, lembra.

Hoje, permanecem fortes e ativas as sociedades: Salão Barg, Centenário, Ribeirão Grande da Luz, Rio da Luz Vitória e Guarani.A partir de 1904, os Duwe iniciaram sua história no Rio da Luz, com a chegada dos avós de Ademar. Com uma memória de dar inveja, ele lembra que a primeira família do bairro foi a Mathias, que até hoje tem uma “vila” com seu nome.

“Ele foi o primeiro comerciante de Jaraguá, começou em 1978 abrindo uma casa de comércio lá em cima, no Vitória. Até hoje as propriedades são da família Mathias”, relembra.

Perguntas interessantes