Faça o que se pede na foto!
Soluções para a tarefa
As questões abordam a dilatação térmica como conteúdo principal. Vamos relembrar algumas coisas desse fenômeno e depois responder ao que foi pedido.
- Introdução:
Todo corpo se dilata volumetricamente, porém em alguns a dilatação em apenas uma ou duas dimensões é mais aparente, por isso chamamos de dilatação linear ou superficial.
A dilatação de qualquer corpo depende do coeficiente de dilatação do material, do comprimento inicial e da variação da temperatura. Isso significa que corpos de mesmo material submetidos à mesma temperatura, mas com tamanhos diferentes, irão se dilatar de maneira diferente, o maior sempre dilata mais.
Vamos às questões.
- Questões:
1. Alternativa correta letra C.
A questão nos diz que o coeficiente α₂ é maior que o coeficiente α₁, logo, a barra 2 irá dilatar mais que a 1. Além disso, sabemos que à Temperatura To, ambas as barras possuem o mesmo comprimento Lo. Desse modo, podemos eliminar algumas alternativas:
a. INCORRETA. A reta que representa a barra 2 deve estar mais inclinada, pois a barra 2 dilata mais.
b. INCORRETA. À temperatura To, as barras possuem o mesmo comprimento Lo, então suas retas estão no mesmo ponto. Aqui as retas estão separadas.
c. CORRETA.
d. INCORRETA. Aqui ocorre uma dilatação com o aumento da temperatura, não uma contração, então as retas devem crescer, ou seja, elas sobem no gráfico.
Alternativa correta letra C.
2. Alternativa correta letra E.
Como a análise é sobre o raio da esfera e não sua área dilatada, usaremos a fórmula da dilatação linear:
sendo:
- ΔL = variação do cumprimento;
- L = cumprimento inicial;
- α = coeficiente de dilatação do material;
- ΔT = variação da temperatura;
Observe que a variação de comprimento e o comprimento inicial devem estar na mesma unidade de medida, então vamos passar 12cm para milímetros apenas multiplicando por 10: 12 cm ------> 120mm
➯ Substitua os valores na fórmula dada:
➯ Isole Tf:
➯ Faça os cálculos:
➯ Alternativa correta letra E.
3. A questão está incompleta. Tanto a questão A quanto a questão B não estão completas, não posso resolvê-las.
4. A distância mínima vale 2,16 . 10⁻² cm.
A distância mínima equivale a quanto os pisos vão dilatar nessa variação de temperatura de 18°C ( 38° - 20°). Nesse caso, calculamos quanto um piso dilata e multiplicamos por dois, daí temos a distância. Vamos usar a dilatação linear, pois só nos interessa quanto o piso se dilatará na largura.
➯ Substitua os valores na fórmula dada:
➯ Faça os cálculos:
➯ Cada piso dilata 0,0108cm para o lado. Então a distância mínima entre cada piso deve ser o dobro disso: 0,0216cm ou 2,16 . 10⁻² cm.
Saiba mais sobre dilatação em:
https://brainly.com.br/tarefa/44268038
Espero ter ajudado!