Filosofia, perguntado por pPIm3aralbebeca, 1 ano atrás

Faça o fichamento da teoria de Piaget

Soluções para a tarefa

Respondido por ivan8
14

Biólogo de formação, psicólogo que estudou o desenvolvimento cognitivo, filósofo por afinidade, Piaget construiu uma obra longa, coerente e sistematizada. Os conceitos que cunhou marcaram o campo da Pedagogia a tal ponto que muitos o consideram, erroneamente, um educador. Para guiar o professor que pretende conhecer melhor o tema, este vídeo apresenta de forma clara os principais conceitos piagetianos. Conforme Yves De La Taille, a teoria de Piaget é importante para todos os adultos que lidam com crianças, pois ajudam a entender não apenas o desenvolvimento da inteligência, mas suas decorrências, como a formação do comportamento e da personalidade da criança. 

Estágios do desenvolvimento: o desenvolvimento da inteligência se dá por salto, rupturas e não de forma linear.

1. Estágio sensório-motor (percepção-ação: 0 a 2 anos) - a inteligência é anterior à fala. Há uma inteligência prévia, sem linguagem, prática, é a percepção do real, é uma inteligência em ação. Objeto permanente - embora eu não veja, sei que ele existe. Aparece aos 9 meses. Causalidade - objetos interagem e uma coisa causa a outra. Onipotência infantil. Relação meio e fim - Nesta fase a criança ainda não estabelece essa relação, pois ela acha que só existe o que é possível enxergar. (ex. bola atrás da almofada). As três dimensões do espaço também são percebidas só em torno de 1 ano de vida. 2. Estágio pré-operatório (- 2 a 7 anos) – representação é a capacidade de pensar um objeto por meio de outro. Reconhecimento no espelho (Estou em 2 lugares, aqui e no espelho) se dá depois de um ano de vida. Nesta fase há ação e representação, mas ainda não organizada num todo coerente, pois a ação é interiorizada, mas não reversível. Introdução à moralidade e à linguagem(a criança entre no mundo dos valores, regras, noção do certo e do errado). Egocentrismo - a criança tem dificuldade em perceber o ponto de vista do outro (ex: cadê meu carrinho). 3. Estágio Operatório concreto (7 a 12 anos) - Aqui temos a ação interiorizada reversível (operação), mas ainda não abstrai. Ação pela representação (imagens) com a possibilidade de pensar a anulação da ação (ex. distância Maringá-londrina e vice-versa). Ex: Tem mais rosas ou margaridas? Ver as partes. Tem mais rosas ou flores? Separar o todo das partes. 4. Estágio operatório formal (12 anos em diante) - possibilidade de assimilar abstrações, conceito abstratos.

Desenvolvimento moral da criança: a moral também evolui. 1. anomia - fora do universo moral; 2. Heteronomia - respeito pela autoridade; 3. Autonomia - respeito mútuo, contrato. Ex: Quem é mais culpado? Quem quebra 10 copos sem querer ou quem quebra um por querer? A criança de 5 anos responde: quem quebrou 10 copos. O que a criança vê é a quantidade e não a intencionalidade.

Piaget e a educação: sua obra não é pedagógica, não é uma proposta pedagógica.

Construtivismo: Livro “A construção do real”. Sua teoria é construtivista.

Mitos, equívocos: 1. Maturacionismo - sua teoria não é maturacionista. As construções internas se dão pelas demandas do meio e sobre elas. Ele é interacionista. 2. Negação do social no desenvolvimento da inteligência - Piaget não estudou esse tema.

Método de pesquisa: cria situações problema, apresenta às crianças de certa idade e vê se elas conseguem resolver e porque não conseguem. Sua obra não é mais hegemônica devido à obra de Vigotsky.

Perguntas interessantes