Faça dois argumentos, contra ou a favor da distribuição de renda para o país.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fiz 3 argumentos contra, um é bônus.
1 - a distribuição de renda é ineficiente porque resolve o problema de imediato, mas não a longo prazo.
A distribuição de renda funciona inicialmente, mas não a longo prazo.
Vejamos um exemplo: tributação dos mais ricos.
Se começar a tributar os ricos e repassar esse dinheiro para os mais pobres, os mais ricos irão repassar esse aumento no valor dos produtos e serviços que prestam, tornando o valor repassado insignificante. É igual aumentar o salário mínimo e o preço das coisas aumentarem, o poder de compra continua o mesmo ou até mesmo diminui.
Muda a forma da renda circular num sociedade, mas não muda a estrutura.
E essa mudança de estrutura pode ser negativa. Digamos que um país dependa de um determinado setor financeiro para manter sua economia, e por consequência disso, pessoas deste setor têm uma renda maior do que outras. Se mudar a estrutura não favorecendo pessoas deste setor, a produtividade cai, e traz a conhecida miséria. A URSS e tantos outros países socialistas são a prova viva disso.
A verdade na economia é que o padrão de vida das pessoas só ocorre graças a existência dessas pessoas que têm renda alta, pois são elas quem suprem a incapacidade de gerar emprego e renda para a população.
Vejamos um exemplo:
Suponhamos que uma indústria têxtil surge em uma região. Pessoas migram para esta região. Essas pessoas irão trabalhar nessa indústria. Virão também suas famílias, e pessoas que exercerão atividades para suprir as necessidades destas pessoas (padeiro, alfaiate, vendedor de mercado, farmacéuticos). Se a fábrica têxtil quebrar, todo mundo passa a viver em miséria. Se a fábrica produz muito, o salário aumenta e o padrão de vida da população sobe.
2 - a distribuição de renda vem sendo usada como arma política para governantes se manterem no poder.
Não vou citar nomes nem ideologias políticas, mas muito se tem visto pelo país às fake news argumentando que se determinado candidato for eleito, ele vai reduzir um benefício do governo. Também é visto que diversos candidatos políticos muitas vezes reformulam programas sociais de distribuição de renda e utilizam desta ação para dizerem que são eles quem ajudam os mais desfavorecidos.
3 - a eficiência de um programa social de distribuição de renda é eficiente até certo ponto.
Distribuição de renda é visto como a solução da sociedade, mas há medidas mais eficientes. Muitas vezes, o programa social que promove distribuição de renda não é utilizado eficientemente, ou outro programa melhor poderia suprir melhor a necessidade das pessoas, mas a população fica incapacitada de enxergar esta possibilidade devido ao medo de receber o pouco que ganha de programas sociais.
Um exemplo é o que eu dei da indústria têxtil, que vai gerar mais empregos, diminuir a desigualdade social (que todo mundo fala tanto),aumentando o valor que cada indivíduo recebe (se antes recebia uma porção do salário, agora a pessoa recebe no mínimo um salário) e movimenta mais a economia do que um simples assistencialismo (mais empregos, mais produção, aumento do PIB, aumento do poder de compra pela lei de oferta e demanda por ter mais produtos disponíveis, etcetera).
Não estou me opondo ao assistencialismo nem a distribuição de renda (para os partidários de plantão), só estou apontando inconsistências e melhores soluções para o problema.