faça considerações objetivas sobre o legado da Revolução
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Legado é uma expressão jurídica. O direito sofreu, com a Revolução Francesa de 1789, uma ruptura e una subseqüente transformação. Como em muitos outro aspectos, tanto a ruptura quanto a transformação vinha sendo preparadas. O importante, no entanto, é o símbolo histórico do momento, que marca a vocação do tempo para o intervalo. e para o contínuo.
Na passagem do século XVIII para o século XIX, há urna mudança no quadro das teorizações científicas, já preparada na .ciência renascentista, na dúvida cartesiana e na necessidade de fundar o conhecer a partir de si próprio. A dicotomia entre contemplação e ação, bem como a idéia platônica de que a verdade era percebida apenas no ato solitário da visão, começara a ser abalada quando a ciência se toma atividade que faz, que constrói os objetos que conhece. Com isso, a velha noção de teoria como contemplação e como conjunto de verdades concatenadas e dadas vira hipótese de trabalho que pode ser mudada conforme os resultados que produz, fazendo depender sua validade não daquilo que desvenda (alétheia), mas pelo fato de funcionar (produção científica).
Por outro lado, com a progressiva prioridade do agir sobre o contemplar, as idéias, no sentido platônico, deixam de ser medida transcendente para tornarem-se valores, cuja validade se explicita na sociedade com suas mutáveis necessidade funcionais.
Na passagem do século XVIII para o século XIX, há urna mudança no quadro das teorizações científicas, já preparada na .ciência renascentista, na dúvida cartesiana e na necessidade de fundar o conhecer a partir de si próprio. A dicotomia entre contemplação e ação, bem como a idéia platônica de que a verdade era percebida apenas no ato solitário da visão, começara a ser abalada quando a ciência se toma atividade que faz, que constrói os objetos que conhece. Com isso, a velha noção de teoria como contemplação e como conjunto de verdades concatenadas e dadas vira hipótese de trabalho que pode ser mudada conforme os resultados que produz, fazendo depender sua validade não daquilo que desvenda (alétheia), mas pelo fato de funcionar (produção científica).
Por outro lado, com a progressiva prioridade do agir sobre o contemplar, as idéias, no sentido platônico, deixam de ser medida transcendente para tornarem-se valores, cuja validade se explicita na sociedade com suas mutáveis necessidade funcionais.
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