Faça comparação da história das mulheres no mercado de trabalho na década de 1950, com hoje em dia atualidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Século XIX e Início do XX
Nos Estados Unidos e na Europa, começa a primeira Onda Feminista, em que as mulheres buscam por igualdade de direitos em relação aos homens. A luta começou pela insatisfação com as diferenças contratuais, obrigação de casamentos forçados e falta do direito de escolha. Isso, porque as mulheres precisavam de permissão de seus maridos ou pais, no caso das solteiras, para trabalhar, por exemplo.
Nesta época, o sistema capitalista estava se consolidando e, com isso, ocorreram diversos avanços tecnológicos nas indústrias. Para acompanhar o crescimento e suprir a falta de mão-de-obra, foi conveniente que as mulheres passassem a ser recrutadas, mas com cargas horárias extenuantes e salários incompatíveis com os dos homens.
Houveram MUITAS mudanças da inclusão das mulheres no mercado de trabalho da década de 50 pra cá.
Hoje já não precisam da permissão de seus pais ou maridos para poderem exercer suas funções, até porque na década de 50 as mulheres tinham a atribuição de cuidar da casa, sequer cursavam o ensino superior. Claro que ainda há muita discrepância entre cargos de homens e mulheres no mercado de trabalho. Exemplo disto são ambos que exercem a mesma função mas o homem acaba recebendo remuneração maior por isto.
Visando o que era, e como está atualmente, sem dúvidas houve importante melhoria, mas ainda há muito o que se fazer.