faça com suas palavras um resumo de:. sujeito simples:. sujeito composto:. sujeito indeterminado: sujeito oculto: sujeito inexistente:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um sujeito simples é quando a cláusula tem apenas um núcleo de assunto ou sintaxe nominal (SN). O núcleo do sujeito: é a palavra básica (principal) do sujeito, que pode ser um substantivo ou um pronome. Pode haver outras palavras secundárias relacionadas a ele em torno do núcleo (artigos, adjetivos, numerais, etc.). antecessor. : O cachorro latiu no quintal. Laura gosta de ler histórias em quadrinhos. Comprei uma bolsa verde. Duas meninas estão balançando. Marcos leu o livro recomendado pela professora. As luvas pretas são feitas de lã.
Um sujeito composto é um assunto com múltiplos núcleos, ao contrário de um assunto simples com apenas um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “A Maria e a Joana vão à festa”.
O sujeito indeterminado é aquele que não é possível identificar porque ele não está expresso na oração ou porque a desinência verbal não possibilita
Sujeito oculto é o assunto implícito no final da oração ou seu contexto, conforme mostrado na seguinte oração: Falo com eles todos os dias. (Assunto: i. Esta instrução é dada pelo final -ei) As crianças são as protagonistas e assumem todo o evento. (Ore pelo assunto "eles são responsáveis por isso": crianças. Esta instrução é dada na primeira oração, "crianças")
Podemos observar que a maioria das sentenças tem um sujeito, seja definido ou incerto. Quando não podemos apontar ou imaginar um elemento para afirmar ou declarar algo, temos uma cláusula sem sujeito ou sem sujeito. Por exemplo: Já se passaram cinco meses desde que ela saiu.