Faça alguns comentários a respeito da Educação no período colonial e na Primeira República no Brasil.
Soluções para a tarefa
Durante o período colonial no século XVII até XVIII a educação era regida pelos jesuítas e só alguns filhos de colonos e índios aldeados tinham acesso à educação que consistia na educação liberal da idade média e era ensinado escrita e leitura. Portugal, que se caracterizava por suas raízes medievais, teve que empreender uma reforma cultural e educacional nesse período, que foi comandada pelo Marquês de Pombal. As reformas pombalinas tiveram grande impacto nas colônias portuguesas, especialmente no Brasil, haja vista que, como elas, os jesuítas foram expulsos dos domínios portugueses, e a educação, antes administradas por esses missionários, passou a ser de responsabilidade do Estado Portugal.
O ensino no período Imperial passou a ser organizado em três níveis: primário, secundário e superior. O primário era somente para ensinar ler e escrever, o secundário se manteve nas aulas régias e o ensino superior voltado para as elites, algumas famílias enviavam seus filhos para Coimbra em Portugal para concluir o ensino superior.
Em 1825 com a declaração da independência, D. Pedro I, criou a primeira constituição do Brasil na qual se estabelecia que a educação primária seria gratuita para todos os cidadãos no país, menos para a população negra. Em 1837 é criado, na cidade do Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II com a função de se tornar o modelo de ensino para o nível secundário em todo o país; no entanto, até o final do Império esta escola não conseguiu se organizar de forma efetiva para se tornar a referência educacional do Brasil. Assim, em 1889, com o fim do período imperial no Brasil, apesar de propostas interessantes não havia surgido nada de concreto na educação brasileira, fazendo com que as ações educacionais se mantivessem escassas e divididas sem a ocorrência de um sistema de educação efetivo e com qualidade.