História, perguntado por Suellun, 1 ano atrás

Faça a relação entre os conceitos de Economia e trabalho e os conceitos de capitalista e liberalismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por NOCIVO
1
O Liberalismo se trata do “deixar passar, deixar fazer”. É um movimento que prega a liberdade econômica, bem como uma baixíssima intervenção do Estado ou governo na economia. Em resumo, trata-se de um movimento contra intervenções do Estado na sociedade burguesa, no que concerne a economia. Apenas isso. Pode-se aprofundar mais sobre a definição de liberalismo, no entanto, mesmo que nos aprofundemos no estudo de sua definição, não vai divergir dessa definição geral.
O uso inicial do termo capitalismo – em seu sentido moderno – foi atribuído a Louis Blanc (figura importante do movimento conhecido como socialismo francês) em 1850, e Proudhon (famoso anarquista) em 1861. Logo após o socialista utópico Blanc e Proudhon, Karl Marx e Friedrich Engels se referem ao sistema capitalista e ao modo de produção capitalista em “O capital”, em 1867. O uso da palavra capitalismo em referência a um sistema econômico aparece duas vezes no Volume I de O Capital, na pagina 124 e 493 (da Edição alemã).

Os próprios anticapitalistas (desde os utópicos como Blanc e Proudhon, aos científicos como Marx e Engels) foram os que “criaram”, ou melhor, deram uma definição mais contundente e nítida ao termo Capitalismo.

Capitalismo passou a ser entendido pela perspectiva marxista da história, como o modo de produção social posterior ao modo de produção feudal. O feudalismo, no caso, se configura pela predominância da exploração do trabalho de uma classe pela outra, por meio da servidão. O capitalismo, nesse mesmo sentido, se configura pela predominância da exploração do trabalho de uma classe pela outra, por meio de um “livre-contrato”, no trabalho assalariado.

PELO QUE OS LIBERAIS LUTAM?

Um fato muito comum é ver muitos liberais esbravejando e afirmando que capitalismo na verdade é um termo vinculado aos teóricos do liberalismo, e que o “capitalismo malvado” é somente o “corporativismo”, o “capitalismo interventor”. Nesse sentido, se opondo ao caráter monopolista da atual fase do capitalismo, eles pregam o combate contra esse monopolismo, e lutam pela total liberdade comercial. Na cabeça dos liberais, tudo gira em torno de uma dualidade entre “governo e mercado”, e por isso sua palavra de ordem para o mercado é: MENOS MONOPÓLIO, MAIS CONCORRÊNCIA.
Perguntas interessantes