Português, perguntado por cristianopedrassi, 8 meses atrás

Faça a leitura do trecho de um poema indígena e observe sua temática. Ser índio não é fácil, Mas eles têm que entender. Que somos índios guerreiros. [...] Luto por meus ideais, E nunca vou desistir. SOUZA, Edmar Batista de (Itohã Pataxó). A vida do índio. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2020. Considerando as dimensões política, cognitiva (no processo da memória) e estética da poética indígena, é possível afirmar que, no texto, é evidenciada (A) a dimensão estética, pois há foco na beleza das palavras e no prazer do indígena com a escrita do texto. (B) a dimensão política, já que trata do orgulho de ser indígena, expressando o desejo de lutar pela sua preservação. (C) a dimensão cognitiva, uma vez que deixa claro o desejo de preservar os conhecimentos tradicionais e as memórias dos indígenas. (D) a dimensão política, pois o eu lírico manifesta a vontade de guerrear com outros povos para manter a paz do seu.


gaby16rodrigues: positivo on ne? kakakakaka
louiepachycephalosau: aiai, esse positivo...
gaby16rodrigues: spe
louiepachycephalosau: também

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavofrossardss
3

Resposta:

letra

b)

Explicação: tenho quase certeza, fiz no spe

Respondido por azevedinhop2
1

Resposta:

LETRA B a dimensão política, já que trata do orgulho de ser indígena, expressando o desejo de lutar pela sua preservação.

Explicação:

O item investiga a habilidade de o aluno analisar, com base na leitura do texto, a dimensão política no poema indígena. No texto, é evidenciada a dimensão política, já que trata do orgulho de ser indígena, expressando o desejo de lutar pela sua preservação (gabarito B). A alternativa A está incorreta, pois a dimensão estética não é o foco do texto, o qual não apresenta rimas ou sensibilidade na escrita. A alternativa C está incorreta porque não há por parte do eu lírico a menção a conhecimentos tradicionais ou memórias do seu povo; na segunda estrofe, há apenas a menção a “exibir a cultura”. A alternativa D está incorreta, pois não é a vontade do eu lírico guerrear para a preservação da paz do seu povo.

Perguntas interessantes