Faça a leitura do trecho da música "Meu eu em você" da dupla sertaneja Victor e Léo e identifique uma figura de linguagem utilizada com frequência nos poemas barrocos,
Após, justifique sua resposta com elementos da canção.
"Sou teu ego, tua alma Sou teu céu, o teu inferno, a tua calma Eu sou teu tudo, sou teu nada Minha pequena, és minha amada Eu sou o teu mundo, sou teu poder Sou tua vida, sou meu eu em você
Soluções para a tarefa
Resposta:
Metáfora e antítese.
Explicação:
Podemos encontrar a presença do uso de duas figuras de linguagem muito importantes: a metáfora e a antítese. A metáfora é uma comparação de caráter subjetivo, sem utilizar conectivos comparativos. Podemos percebê-la, por exemplo, na frase: “Eu sou o teu mundo.” A antítese, muito presente na música, esta situada na frase “Eu sou teu tudo, sou teu nada” e “Sou teu céu, o teu inferno.”
A figura de linguagem presente nesse trecho é a antítese.
Explicação:
A antítese é marcada pela aproximação de termos e expressões de sentidos opostos.
Isso fica evidente na letra da canção pelos termos "céu" x "inferno", "tudo" x "nada", "eu" x "você".
O Barroco tinha como uma das principais características a dualidade, a contraposição entre a fé e a razão, entre a alma e o corpo, entre o céu e o inferno.
O objetivo era retratar o conflito vivido pelo homem num mundo dividido entre a ciência (a razão) e a religião (a fé). Assim, era comum o uso de antíteses e paradoxos para expressar contraste.
Havia ornamento da linguagem, ou seja, a linguagem era muito rebuscada, enfeitada, por estar associada ao divino.
Leia sobre o Barroco em:
https://brainly.com.br/tarefa/24251824