Faça a leitura do texto abaixo e responda às questões:
Análise sintática
A análise sintática tem sido causa de crônicas e incômodas enxaquecas nos alunos de ensino médio. É que muitos professores, por tradição ou por comodismo, a têm transformado no próprio conteúdo do aprendizado da língua, como se aprender português fosse exclusivamente aprender análise sintática. O que deveria ser um instrumento de trabalho, um meio eficaz de aprendizagem, passou a ser um fim em si mesmo. Ora, ninguém estuda a língua só para saber o nome, quase sempre rebarbativo, de todos os componentes da frase.
Vários autores e mestres têm condenado até mesmo com veemência o abuso no ensino da análise sintática. Não obstante, o assunto continua a ser, salvo as costumeiras exceções, o “prato de substância” da cadeira de português no ensino fundamental. Apesar disso, ao chegar ao fim do curso, o estudante, em geral, continua a não saber escrever, mesmo que seja capaz de destrinchar qualquer estrofe camoniana ou qualquer período barroco de Vieira, “nomenclaturando” devidamente todos os seus termos. Então, “pra que análise sintática?” – perguntam aflitos alunos e mestres por esse Brasil afora.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. Rio de Janeiro: FGV, 2010, p. 31.
1.Qual das afirmações abaixo está de acordo com o texto? *
a) Para o autor, sobretudo quando chega ao ensino médio, os estudantes têm dificuldades com o estudo da sintaxe.
b) O conhecimento da nomenclatura gramatical não garante a aprendizagem da escrita.
c)Segundo o texto, o estudo da língua objetiva o pleno conhecimento da análise sintática, exercício fundamental para a comunicação.
d) Não é errônea a ideia de que aprender português equivale a ser capaz de fazer análise sintática.
e) A finalidade do ensino de português é a aprendizagem da sintaxe, conteúdo que muitos professores desconhecem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa >>>>> b)
Explicação:
Trecho do texto, último parágrafo:
"Apesar disso, [...] o estudante em geral ao chegar ao fim do curso, continua a não saber escrever, mesmo que seja capaz de destrinchar qualquer estrofe camoniana ou qualquer período barroco de Vieira [...] Então, para que análise sintática? "
Perguntas interessantes