Filosofia, perguntado por lohanlhn, 1 ano atrás

Faça a leitura do livro X da República de Platão e extraia ao menos 3 fragmentos que fale sobre a arte. Em cada fragmento analise a questão do porque os poetas não são bem vindos.

Soluções para a tarefa

Respondido por nhapetatelie
5

Olá, amigo(a)!

Selecionei esses trechos do livro “A República de Platão" que fazem referência às artes:

“Porque seríamos obrigados a dizer, segundo creio, que a respeito dos homens tanto os poetas como os oradores cometem os mais graves erros, quando afirmam terem sido felizes muitos homens injustos, e infelizes muitos justos; que a injustiça é proveitosa, quando não descoberta, e que a justiça, por sua vez, implica dano próprio e vantagem alheia. Teríamos de proibir-lhes tudo isso e recomendar-lhes que cantem e digam justamente o contrário, não te parece?”

“Dificilmente, portanto, conseguirá alguém exercer ao mesmo tempo, com eficiência, funções importantes ou ser um bom imitador de muitas coisas, pois nem mesmo as duas imitações que tão próximas parecem uma da outra podem ser praticadas com êxito por uma só pessoa;”

“Considera também, Adimanto, se nossos guardas devem ou não devem ser imitadores. Não faz parte do que foi dito antes que cada um só pode sair-se bem em uma única profissão, não em muitas, e que se experimentar as forças em várias a um só tempo, fracassará totalmente e não se distinguirá em nenhuma?”

“Nessas condições se viesse à nossa cidade algum indivíduo dotado da habilidade de assumir várias formas e de imitar todas as coisas, e se propusesse a fazer uma demonstração pessoal com seu poema, nós o reverenciaríamos como a um ser sagrado, admirável e divertido, mas lhe diríamos que em nossa cidade não há ninguém como ele, nem é conveniente haver; e, depois de ungir-lhe a cabeça com mirra e de adorná-lo com fitas de lã, o poríamos no rumo de qualquer outra cidade.”

(Trechos do livro A República de Platão)

O livro “A República de Platão” traz diversos diálogos que fazem referência à República, debatendo os aspectos necessários à formação de uma boa cidade.

Sobre os poetas, o livro deixa claro que existe um questionamento sobre o nível de autonomia que deve ser dado a eles, bem como, se arte deve ser livre e sem restrições políticas, morais e éticas.

Sócrates, o autor do livro, diz que os poetas e os mitólogos sempre contam os fatos presentes, passados e futuros, mas que essas informações poderão ser repassadas através da exposição ou da imitação.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!


Perguntas interessantes