Faça a leitura atenta do fragmento do texto Surdos implantados estão se conectando em rede social, disponibilizado na Coletânea Ética e Tecnologia (FSCE UniCesumar, módulo 52, 2017, p. 37).
[...] Transformar o que, para muitos, é uma experiência solitária em conexão com as pessoas motivou a escritora santa-mariense Paula Pfeifer e o marido, Luciano Moreira, a criar uma espécie de mapa-múndi digital, capaz de conectar surdos que fizeram implante coclear e passaram a ouvir. Desde setembro do ano passado, a CI World Map – rede social, que tem versões em inglês, espanhol e português –, já reúne mil usuários de diversos países.
Paula, também implantada, é uma blogueira e escritora conhecida pelo livro “Crônicas sobre a Surdez”. Moreira é otorrinolaringologista especializado em surdez. Juntos, eles mantêm uma clínica de reabilitação auditiva e implante coclear no Rio de Janeiro. No convívio diário com pacientes, o casal enxergou a necessidade de aproximar inquietações, tirar dúvidas e compartilhar vivências:
“O mais bacana, ao olhar para o mapa, é constatar que, com a tecnologia disponível hoje, a surdez não é mais sinônimo de silêncio e de segregação. Eu sou uma surda profunda que ouve o mundo através de dois implantes cocleares, tecnologia maravilhosa que me permitiu voltar a falar ao telefone após 15 anos sem conseguir e a ouvir as vozes das pessoas, a música, o mar e o vento. O número de surdos implantados cresce a cada dia. As pessoas querem ouvir” – diz Paula.
Segundo a escritora, o nome da rede social foi escolhido para que os usuários de implante coclear a encontrassem facilmente no Google. Pessoas do mundo inteiro já estão lá como: Nova Zelândia, Austrália, Malásia, China, Rússia, Hawai, Nicarágua, Equador, Kuwait, Uzbequistão, Japão, Noruega e até das remotas Ilhas Maurício. Mas o Brasil, por enquanto, é o recordista de usuários conectados, com cerca de 60% do total.
Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
(a) Pessoas surdas do mundo todo foram transformadas pelas redes sociais, o que possibilitou-lhes o transplante coclear divulgado e concedido pelo médico Luciano Moreira, especialista em surdez, e sua esposa, também transplantada.
(b) Paula e Luciano Moreira conseguiram transformar a vida de surdos do mundo todo por meio do transplante coclear, divulgando-o através das redes sociais, sendo o Brasil recordista no número de transplantados.
(c) Surdos do mundo todo se submeteram ao implante coclear através das redes sociais por iniciativa de um casal, ela escritora, blogueira e implantada, ele, médico especialista em surdez.
(d) A tecnologia hoje disponibilizada por meio das redes sociais promove o contato de surdos transplantados do mundo todo, possibilitando-lhes a interação, tendo como responsáveis uma blogueira também transplantada e seu marido, médico especialista em surdez
(e) Por meio das redes sociais, pessoas do mundo todo mantiveram contato e conseguiram se submeter ao implante coclear que transformou as suas vidas, sendo o Brasil o recordista de usuários conectados.
editebach:
letra(d) A tecnologia hoje disponibilizada por meio das redes sociais promove o contato de surdos transplantados do mundo todo, possibilitando-lhes a interação, tendo como responsáveis uma blogueira também transplantada e seu marido, médico especialista em surdez
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá,
Ao longo do texto, nota-se que Paula Pfeifer foi transplantada e é esposa de Luciano Moreira, um médico otorrinolaringologista. Juntos, eles possuem uma clinica de reabilitação para surdos no Rio de Janeiro.
Ela também é blogueira e junto ao seu marido que é médico, criou um tipo de mapa-múndi digital, que na verdade é uma rede social onde os surdos transplantados de todo o mundo podem se comunicar e falar sobre suas experiências uns com os outros. No texto também é dito que Paula realizou o transplante e voltou a ouvir após 15 anos de surdez.
Por isso é correta a Alternativa D.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes