Sociologia, perguntado por kailainesouza1112, 1 ano atrás

Faça a distinção entre preconceito,descriminação e racismo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por alunacnsa49
2

Prenconceito :é intolerancia a uma pessoa por causa de sua situacao financeira ou orientacao sexual,porem o preconceito simplismente faz parte de uma estrutura mental.

Descriminação:É originada do preconceito,é a concretização desse pensamento ou seja a pratica.

Racismo: é a denominação da discriminação e do preconceito (direta ou indiretamente) contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia ou cor.

Respondido por kimuchiha
0

Resposta:

Explicação:Claramente os termos racismo, preconceito, e discriminação, têm significados diferentes pois Discriminar tem o sentido de separar, ou diferenciar. Racismo tem o sentido de segregar de acordo com um parâmetro específico, relacionado a palavra "raça, uma expressão que cai em desuso no sentido social, já que possui um significado inútil, se referindo a uma diferença biológica entre seres de mesma espécie. Preconceito é a assimilação de características a priori, ou seja, anteriormente a uma análise criteriosa sobre algo ou alguém, geralmente relacionado a intolerância a respeito de alguma coisa, que faz com que o julgamento preceda o real conhecimento dos fatos.

Ao longo da história a maioria dos grupos foram segregados ou seja ouve um impedimento com base na origem étnica , os escravos, desde as primeiras grandes civilizações do mundo, passando pelos indígenas no novo mundo até tempos mais recentes, com os Judeus Europeus, os negros vindos da África que foram escravizados e posteriormente ainda segregados com a colonização da África, no período de expansão Imperialista das potências europeias no século XIX.

A discriminação e o preconceito são problemas que estão muito enraizados, deve-se tratar esses males desde o início, modificando a estrutura social, que permite a proliferação de ideais como esses. Mas no fim tudo se resume a informação e conhecimento, que caso sejam dados em quantidade suficiente para todos evitam essas práticas, já que no fim apenas a extrema ignorância sobre si, os outros e o mundo faz com que a discriminação, o preconceito e o racismo permaneçam.

Psicologicamente, o preconceito, racismo e a discriminação é devastador para a vítima, sentir-se isolado e condenado por suas crenças ou ideias. Isso pode levar à depressão severa ou até suicídio.

Bem se você se pergunta oque elas tem em comum e que Ambas agem contra a ética moral dos indivíduos que são descriminados, e que também todas elas afetam o indivíduo emocionalmente.

Perguntas interessantes