ENEM, perguntado por kakastephanie6429, 1 ano atrás

Fábula de Joan Brossa Joan Brossa, poeta frugal, que só come tomate e pão, que sobre papel de estiva compõe versos a carvão, nas feiras de Barcelona, Joan Brossa poeta buscão, as sete caras do dado, as cinco patas do cão [...] voltou às coisas espessas, que a gravidez pesa ao chão e escreveu um Dragãozinho denso, de copa e fogão, que combate as mercearias com ênfase de dragão. NETO, J. C. de M. Rio de Janeiro: MEDIAFashion, 2008. João Cabral de Melo Neto usa do recurso da nasalização para compor as rimas de seu poema. Este recurso se manifesta a) na variação lexical. b) na fonética e fonologia. c) na linguagem formal e não formal. d) na linguagem verbal e não verbal. e) no português culto e dialeto caipira.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

Letra b.

A fonética compreende a relação entre o meio lexical com os sons da fala, o que pode ser claramente notado por intermédio da leitura do texto acima. Nota-se que há grande relevância os sons produzidos para a composição do texto em si.

Portanto, é correto afirmar que o texto acima se utiliza de elementos sonoros da fala para a apresentação de uma composição literária dotada de elementos ricos foneticamente.

Perguntas interessantes