Português, perguntado por amanda596922737, 7 meses atrás

Fábula:A tartaruga é a lebre

quais são as características dos animais?podemos associar os algum comportamento humano?​

Soluções para a tarefa

Respondido por maeefilhosmarcelo
1

Resposta:

Significado da história

Como falamos, a característica das fábulas é a moral que elas ensinam. Com a lebre e a tartaruga não seria diferente, mesmo que você conheça várias interpretações diversas. No entanto, algumas interpretações são enviesadas. Ou seja, a interpretação é carregada da experiência pessoal de cada pessoa. Não quer dizer que é um erro, mas é algo mais pontual.

Portanto, nesse tópico, nós tentaremos pensar em como a psicanálise olha para essa fábula.

Psicanálise

A priori, podemos ver que o excesso de autoconfiança pode fazer com que grandes ideias percam completamente o significado. Até profissionais muito competentes podem ser vistos como pessoas sem brilho quando se mostram muito autoconfiantes. Além disso, podem ser vistas como indivíduos sem comprometimento, ou mesmo incompetentes.

Afinal, a lebre achava que ela era tão rápida, que ela poderia deixar para última hora que ganharia. Então, ela só não se esforçou. Não apenas isso, mas ela esnobou a tartaruga, pois ela seria fraca em relação a lebre.

Quantas vezes você já se sentiu menosprezado? Quantas vezes ouviu que você não era bom o suficiente? Ou compararam você a outra pessoa? Desde nossa infância passamos por isso. Ouvimos coisas e vivemos situações que acabamos por internalizar. Segundo a psicanálise, nós internalizamos tudo, de modo que muita coisa fica presa em nosso inconsciente.

O papel do inconsciente

Tratando-se de traumas, eles interferem nos nossos comportamentos e como vemos a vida. Porém, não são apenas os pensamentos ruins que internalizamos. Afinal, esse excesso de confiança que resulta em comportamentos ruins também pode ser resultado de internalização.

O que devemos fazer é analisar nossos comportamentos. Ou seja, precisamos ser realmente críticos. É necessário entender o porquê de olharmos para os outros de maneira grosseira e esnobe. O que motiva um comportamento preguiçoso e falho? Só através dessa análise nós poderemos trabalhar nos comportamentos tóxicos.

Além de tudo isso, lembre-se: a tartaruga não se diminuiu e continuou mesmo que ninguém acreditasse. No final, ela conseguiu, pois não importa o que os outros acham. Nesse sentido, importa o que você acredita sobre si mesmo.

Conclusão

Ouvimos fábulas desde muito pequenos. Muitas delas nós internalizamos e levamos para vida mesmo sem perceber. A lebre e a tartaruga é uma dessas histórias. Além de toda a nostalgia da fábula, essa história nos ensina que é preciso se manter focado e humilde. Todos somos capazes de realizar o que desejamos desde que não paremos e continuemos.

Perguntas interessantes