Fábrica
Nosso dia vai chegar,
Teremos nossa vez.
Não é pedir demais:
Quero justiça,
Quero trabalhar em paz.
Não é muito o que lhe peço –
Eu quero um trabalho honesto
Em vez de escravidão.
Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar
Quem não tem chance.
De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?
O céu já foi azul, mas agora é cinza
O que era verde aqui já não existe mais.
Quem me dera acreditar
Que não acontece nada de tanto brincar com fogo,
Que venha o fogo então.
Esse ar deixou minha vista cansada,
Nada demais.
Legião Urbana
Entre as consequências sociais ocasionadas pela Revolução Industrial, pode-se mencionar:
A
a criação de leis, pelos industriais, que protegiam os trabalhadores disciplinados que cumpriam corretamente o horário de trabalho.
B
o surgimento do proletariado, que, destituído dos meios de produção, passou a sobreviver por meio da venda de sua força de trabalho.
C
a ascensão social dos artesãos, que reuniram seus capitais e suas ferramentas em fábricas, aumentando consideravelmente a produção.
D
o aumento da expectativa de vida dos trabalhadores e a diminuição da jornada de trabalho em relação à época anterior à Revolução Industrial.
E
o controle mais rígido, pelos empresários de Londres, dos horários dos trabalhadores, compensado com melhor remuneração.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
Lembrando que proletariado não é todo trabalhador. Proletário é aquele que não tem meio de subsistência e tem que vender sua mão de obra, tem que viver das venda das suas habilidades.
A letra da música(Fábrica) claramente clama por emprego no desespero do eu-lírico que não tem mais a sua forma de subsistência.
A questão então direciona para a revolução industrial e suas consequências sociais.
Seria necessário apenas algum conhecimento do contexto da Revolução industrial séculos XVIII e XIX.
A Primeira Revolução já é suficiente para matar a questão. Que constou simplesmente numa radical mudança no sistema monetário, antes predominava o trabalho artesanal com matérias-primas de qualidade. Então passou-se a adotar máquinas movidas a carvão que fizeram o maior salto industrial já visto até então além de ter produzido cenas desumanas e gananciosas.
Com tais máquinas a produção era muito mais rápida e era feita em larga escala. Com isso levou até mesmo que a Europa buscasse matéria-prima na África e Ásia. Enfim, a principal característica social da revolução industrial foi o enriquecimento da já rica burguesia e o incremento do abismo da desigualdade social.
Agora já respondendo a questão kk, não era mais necessário tanta mão de obra, então houve demissões em massa e os que permaneciam, trabalhavam exaustivas horas todos os dias em condições precárias. Além do que mulheres e crianças por serem de estatura menor eram contratados para entrar nas usinas de carvão. Com isso o proletariado não tinha mais tanta importância e passou a mendigar sua força de trabalho.