F. S., 55 anos, procura um psiquiatra por apresentar insônia. Relata já fazer uso crônico da droga X (AGONISTA), que, no início do tratamento, foi eficaz no controle da insônia, porém, com o passar do tempo, foi “perdendo seu efeito”, sendo necessário aumentar a dose. Questões: 1) Como atuam as drogas agonistas. 2) Descreva os fenômenos responsáveis pela “perda do efeito” e da necessidade de aumentar a dose.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Agonista é uma substância capaz de se ligar a um receptor celular e ativá-lo para provocar uma resposta biológica, uma determinada ação na célula, geralmente similar à produzida por uma substância fisiológica (neste caso melatonina seria a substancia fisiologica indutora do sono)
2) A "perda do efeito" ou efetividade é caracterizada pelo aumento da tolerancia do organismo ao farmaco, sendo assim, aumenta-se a dose gradualmente.
Os medicamentos agonistas mimetizam um efeito de uma substância natural ou conseguem aumentar a ação natural dessa substância, porém, geram alguns problemas como a diminuição de receptores celulares ou diminuindo a produção natural da substância, fazendo-se necessário o aumento da dose.
Agonista e antagonista:
Um medicamento só age quando ele atinge uma determinada concentração plasmática e há uma boa quantidade de receptores no tecido em que esse medicamento deve agir, e ele pode assumir a posição de agonista e mimetizar uma substância do corpo, o como antagonista, produzindo um efeito contrário ou impedindo que uma substância natural tenha efeito.
Venha estudar mais sobre drogas agonistas e antagonistas em:
https://brainly.com.br/tarefa/8668481