(F. M. Santa Casa/SP)
A revolução de fevereiro de 1917, na Rússia, pode ser caracterizada como:
a) uma luta encabeçada por Lenin para estabelecer um estado soviético.
b) uma reação da Igreja Ortodoxa contra a prepotência de Rasputin.
c) um conflito de inspiração rural a fim de apoiar os mujiques.
d) um movimento de caráter burguês com o objetivo de depor o czar Nicolau II.
e) um esforço de intelectuais, comprometidos com as ideias anarquistas de Bakunin.
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESPOSTA CORRETA LETRA D).
A Revolução Russa foi marcada por duas fases: a revolução de fevereiro de 1917 e a revolução de outubro de 1917. Desse modo, é válido entender um pouco mais sobre as características que diferenciam os dois momentos.
Contexto Histórico
Antes da Revolução Russa de fato acontecer, o país estava passando por momentos e ações conturbadas que justificam a grande insatisfação popular, dentre eles:
Czarismo: governo autoritário do czar Nicolau II;
Divisão da população entre mencheviques (minoria, de caráter burguês) e bolcheviques (maioria, de caráter revolucionário);
Primeira Guerra Mundia: a participação da Rússia na 1° Guerra Mundial foi desastrosa e contou com inúmeras derrotas, favorecendo a aversão à grande guerra imperialista.
Domingo Sangrento: dia em que manifestantes pacíficos foram severamente reprimidos por czar Nicolau II, resultando na morte de manifestantes.
Fases da Revolução
Revolução de Fevereiro de 1917
A primeira fase da revolução possui um caráter burguês e possuía como principal objetivo a derrubada do governo de Nicolau II.
Essas ações foram comandadas por mencheviques juntamente com a burguesia e resultou na implementação de um governo provisório.
Revolução de outubro de 1917
A segunda fase da revolução possui caráter mais social e com a participação dos bolcheviques. É necessário lembrar que o governo provisório não agradou grande parte da população, o que contribuiu para que o apoio popular aos bolcheviques aumentasse.
Logo, houve a derrubada do governo provisório e a implementação de um governo socialista soviético, colocando Lênin como o líder político.
CONCLUSÃO:
Conforme o que foi exposto, é possível afirmar que a alternativa "D" está correta.
Alternativa "a" está incorreta, pois, a revolução de fevereiro não contou diretamente com a presença política de Lênin;
Alternativa "b" está incorreta, pois, a Igreja Ortodoxa de certa forma foi contrária a Revolução Russa, sendo que ela se tornou uma refém ds movimentos revolucionários;
Alternativa "c" está incorreta, pois, a revolução de fevereiro não contou com a grande população das massas (como os camponeses rurais);
Alternativa "e" está incorreta, pois, os grandes ideias anarquistas não estavam fortemente presentes na primeira fase da revolução.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO
COLOCA COMO MELHOR RESPOSTA NAMORAL S2