(f-ba) em um terreno plano horizontal, está fixado um mastro vertical com 13,5
Soluções para a tarefa
A altura máxima alcançada pelo projétil é 18 metros.
----------
Complemento da questão: Em um terreno plano horizontal, está fixado um mastro vertical com 13,5 metros de altura. Do topo do mastro, é lançado um projétil, descrevendo uma trajetória de modo que sua altura , em relação ao terreno, é uma função quadrática de sua distância à reta que contém o mastro. O projétil alcança a altura de 16 metros, quando essa distância é de 3 metros, e atinge o solo, quando a distância é de 27 metros. Determine, em metros, a altura máxima alcançada pelo projétil.
----------
Inicialmente, veja que a trajetória descria pelo projétil é uma parábola. Logo, temos uma equação do segundo grau para representar esse movimento, de acordo com a seguinte fórmula geral:
Nesse caso, o coeficiente "c" será a altura do mastro, referente ao valor inicial, ou ainda, a altura quando temos a distância igual a zero. Para calcular os coeficientes "a" e "b", vamos utilizar os pontos fornecidos no enunciado.
Vamos multiplicar primeira equação por (-9) e somar com a segunda equação, de modo a eliminar a incógnita "b". Desse modo, será possível calcular a incógnita "a". Depois, voltamos para calcular a incógnita "b".
Por fim, vamos determinar a altura máxima. Para isso, vamos derivar a equação e igualar a zero, encontrando a distância em que isso ocorre. Depois, basta substituir esse valor na equação original. Portanto: