f) Agora, defina o que é estrofe e apresente quantas
há no poema
Soluções para a tarefa
Resposta: Estrofes são a divisão de um texto lírico ou épico, formada por um determinado número de versos que apresentam ou não rima entre si; estância.
A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional.
O verso está representado em cada linha separada de um poema. São apresentados como uma ou mais palavras que seguem um tipo de rítmica. Entre os tipos de verso, pode-se destacar quatro: os versos métricos (sílabas breves ou longas); os versos silábicos (segundo o número de sílabas); os versos rítmicos (segundo a acentuação); os versos livres ou irregulares (sem padrão definido).
Em relação ao número de sílabas, os versos variam entre os monossílabos (uma sílaba) até os dodecassílabos (doze sílabas). Os versos com mais de doze sílabas, são conhecidos como “versos bárbaros”.
A estrofe, por sua vez, é o conjunto de versos em um poema. No caso do soneto, exemplificado acima, observam-se dois quartetos (estrofes com quatro versos) e dois tercetos (estrofes com três versos).
Rimas
No que tange à rima, trata-se do resultado de sons iguais ou semelhantes entre as palavras, tanto no final como no meio dos versos (rima interna). As rimas podem ser classificadas quanto à fonética, ao valor, à acentuação, à posição no verso e na estrofe.