EXTREMA URGÊNCIA É PRA HOJE!!!!! 40 PONTOS QUEM RESPONDER CORRETAMENTE!!! Cite e explique em ordem cronológica duas edificações de cada período Histórico, desde a Pré-História até a Idade Moderna e contextualize seu surgimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pré-história: período paleolítico e neolítico;idade dos metais; transição da pré-historia para a história; divisão da história: idade antiga,idade média e idade moderna.
Explicação:
Pré-história:
período paleolítico:
O período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada foi o período em que os primeiros hominídeos apareceram na terra. Esse período perdurou por cerca de 3 milhões de anos, terminando aproximadamente em 10.000 a.C., quando houve Revolução Neolítica. Durante o período paleolítico, os antepassados do homem começaram a se diferenciar dos outros animais. Foi nessa época que
eles passaram a produzir os primeiros objetos em pedra lascada.
período neolítico:
O período Neolítico ou Idade da Pedra Polida foi marcado pelo surgimento das primeiras civilizações. Nesse período, o homem conquistou o domínio do fogo e começou praticar a agricultura, deixando de ser dependente da caça e da coleta. A Idade da Pedra Polida teve início por volta do ano 10.000 a.C.
idade dos metais:
Esse período foi caracterizado pela fabricação do primeiros instrumentos em metais. Ainda que de forma rudimentar, nesse período o homem começou a dominar as técnicas de fundição. A Idade do Metais foi o período em que a população cresceu em algumas partes da terra. Assim surgiram as primeiras comunidades, que deram origem às primeiras civilizações.
Transição da pré-história para a história:
O período de transição recebe o nome de proto-história. Nessa época as sociedades agrárias acumularam os primeiros elementos para a futura aplicação da escrita. Embora anteceda o surgimento da escrita, o período chamado proto-história, é descrito em documentos posteriores.
Divisão da História:
A historiografia tradicional considera que a História tem início com o desenvolvimento da escrita, que aconteceu cerca de 4.000 anos a.C. A partir dos registros escritos, existe uma divisão da História, feita de forma cronológica, que classifica cada período histórico em idades: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
Vale ressaltar que a divisão da História é um referencial que facilita a compreensão do estudo histórico. Trata-se de uma divisão convencional que não é estática e nem imutável. Alguns aspectos de um determinado período histórico permanecem prevalecendo em outras épocas. Portanto, o término de um período e o começo de outro, não significa, necessariamente, um momento de modificação, e sim um momento de transição.
Idade Antiga:
Na divisão da História, o período que corresponde à Idade Antiga ou Antiguidade, vai desde a invenção da escrita, entre 4000 a.C e 3500 a.C até a queda do Império Romano do Ocidente, 476 d.C. A Idade Antiga se subdividiu em Antiguidade Clássica e Antiguidade Oriental.
Idade Média:
A Idade Média ou Idade Medieval compreende o período que se estende de 476, com a queda do Império Romano, até o ano 1453 com a tomada de Constantinopla pelo império turco otomano. O período foi marcado pela hegemonia da Igreja Católica, enfraquecimento comercial, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
Idade Moderna:
O marco histórico da Idade Moderna ou Modernidade é a queda do Império Bizantino. Esse período se estende até 1789 com a Revolução Francesa. Durante a Idade Moderna, o mundo passou por uma série de transformações. Foi nesse período que o continente europeu começou a Expansão Marítima, dando início às Grandes Navegações, que resultaram na conquista de outros territórios como a África e a América.