Português, perguntado por evilynresendedesouza, 4 meses atrás

exto 1



Acredite: você deveria mudar sua dieta de acordo com a estação


Já reparou que quando o inverno chega, você sente a necessidade de dispensar aquela saladinha e se jogar na sopa de legumes? Ou que aquela fruta é muito mais bem vinda quando o dia está quente do que quando precisamos usar duas meias para esquentar os pés? Isso não é só da sua cabeça e nós te explicamos!

Nosso corpo é feito de ciclos. Seja o circadiano1 ou emocionais, eles regem nossa vida e interferem em tudo sobre nossa existência, inclusive alimentação. “As mudanças de temperatura acabam por alterar luminosidade, assim como o tempo de duração do ‘dia’ o que impacta em nosso ciclo circadiano e consequentemente na liberação hormonal. Neste sentido, também impacta como ocorrem as reações químicas em nosso corpo, assim como sentimos nosso apetite, sede e sensação térmica, consequentemente no nosso humor e como nos relacionamos com o ambiente externo” conta a psiquiatra Maria Francisca Mauro. [...]



*Vocabulário:
1ciclo circadiano: mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite.



BOA FORMA Janeiro 2022. Fragmento.



Texto 2



Cronobiologia: acerte os ponteiros do seu relógio biológico



Em sua clínica na Califórnia, nos Estados Unidos, sempre que atende um novo paciente, o médico indiano Suhas Kshirsagar costuma trocar o convencional “Em que posso ajudar?” pelo inusitado “O que você faz a cada hora do dia?” Autor do recém-lançado Mude Seus Horários, Mude Sua Vida [...], ele afirma que o “quando” comemos, dormimos e malhamos é tão importante para o nosso bem-estar quanto o que consumimos, as horas que dormimos e a carga na academia. [...]

E ele não é o único adepto da cronobiologia, o ramo que estuda como funciona e reage nosso relógio biológico. O psicólogo americano expert em sono Michael Breus relata que a recuperação de seus pacientes com insônia e distúrbios afins deu um salto ao incorporar ao tratamento ajustes nos horários de comer, se movimentar, ver TV e, claro, repousar. “Um bom timing é tão poderoso que você pode mudar a vida de qualquer pessoa em praticamente todos os aspectos”, diz o autor de O Poder do Quando [...].

Embora a mensagem e o título desses livros possam soar a autoajuda, o fato é que a cronobiologia tem muito amparo científico. Seu objeto de atenção é o ritmo circadiano. “É o nosso ritmo biológico, natural, que opera em um ciclo de aproximadamente 24 horas”, traduz o fisiologista José Cipolla Neto, [...] uma das referências no assunto no país.



BERNARDO, André. Cronobiologia: acerte os ponteiros do seu relógio biológico. 2020. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2022. Fragmento.



O elemento em comum nesses textos é
a clínica de Suhas Kshirsagar.
a comida típica do inverno.
a explicação sobre cronobiologia.
a obra de Michael Breus.
a referência ao ciclo circadiano.
CAEd Forms v9.2.1
Copyright 2020 CAEd UFJF. Todos os direitos reservados.


takahashidasilvavito: É a A
eduardamariatavares1: é a D
eduardamariatavares1: D nao, E
JaporongaOfc: é a D) e vi nos especialistas

Soluções para a tarefa

Respondido por brunodiasfoxy
7

Resposta:

A resposta correta é a letra D)

Porque os dois textos mencionam e falam sobre o Ciclo Circadiano, que aparece novamente no texto II mas como ''Ritmo Circadiano'' que se tem o mesmo significado!

Respondido por yuri14rodrigues
0

O elemento em comum que existe no texto l e no texto ll é:

D. a obra de Michael Breus.

Interpretação dos textos

No texto l, temos como informação principal o conceito de que mudar a maneira pela qual nós comemos dependendo do clima e da estação do ano é algo que pode ser benéfico.

Os ciclos são citados algo circadiano, que é quando o nosso organismo está trabalhando durante dia e noite.

Já no texto ll, o mesmo tipo de ciclo criado por Michael Breus é citado, mas o contexto inserido do ciclo é no nosso relógio biológico, que é quando nosso organismo tende a funcionar de uma determinada maneira, dependendo do horário.

Veja mais sobre o Ciclo Circadiano em https://brainly.com.br/tarefa/51855448

Anexos:
Perguntas interessantes