História, perguntado por rs3103280, 10 meses atrás

exponha as camadas da sociedade egípcia e sua função.​

Soluções para a tarefa

Respondido por liviabezerra19
1

Resposta:

Além do faraó e dos integrantes de sua família, a sociedade era composta por mais duas classes sociais. Assim, existiam as camadas privilegiadas, formadas pelos sacerdotes, nobres e funcionários. Por outro lado, também havia as camadas não privilegiadas compostas pelos artesãos, camponeses, escravos e soldados.

Com uma estrutura social bastante rígida, a sociedade egípcia era organizada com base em critérios religiosos e econômicos. O modelo de organização tinha como objetivo trabalhar em função das necessidades do Estado, personificado no faraó. O topo da camada hierárquica era ocupado pelo faraó, que para além da função chefe de Estado, tinha status de divindade e era considerado a encarnação do deus Hórus.

Na posição intermediária estavam as camadas privilegiadas que faziam parte do Estado: os sacerdotes, que tinham a incumbência organizar os cultos e festividades religiosas; nobres, oficiais militares e altos funcionários, que ficavam responsáveis pela administração e arrecadação; e os escribas, responsáveis pela escrita e contabilidade do reino e por fiscalizar as obras coletivas.

A base da estrutura social era formada por: soldados, que tinha a responsabilidade de garantir a hegemonia do poder faraônico através das armas; camponeses e artesãos, responsáveis pelas colheitas e organização das obras públicas; e por fim, os escravos, que eram capturados em guerras e, geralmente, que trabalhavam em troca de água e comida.

Espero ter ajudado! Bons estudos! (♡ω♡ ) ~♪

Perguntas interessantes