Filosofia, perguntado por crybabylane42, 4 meses atrás

Explorando ainda um pouco mais a metáfora do espelho, podemos especular sobre a razão para que o reflexo ou a cópia ser, no pensamento, “embaçada”, com “cores mais fracas” do que os materiais originais. Além disso, já na seção III do Ensaio sobre o entendimento humano, Hume passa a tratar das associações entre as ideias e falará de princípios de associação como princípios de funcionamento do próprio entendimento. Sobre as implicações destes desenvolvimentos para a Epistemologia e para a própria ideia de Ciência, assinale a alternativa evidentemente incorreta.
a. O ideal clássico de Ciência como conhecimento universal e necessário se fundava sobre a Metafísica e se estendia sobre toda a realidade. A ideia de necessidade precisa ser revista na medida em que o foco da atividade científica se desloca dos objetos externos para o interior do próprio pensamento e para os padrões de funcionamento do entendimento
b. A investigação científica que segue o caminho do empírico implica também no modo de conceber a própria atividade da mente nos

produtos por ela produzidos como

conhecimentos. Se a mente é passiva na

captação do “não sei o que” que nos afeta nas

experiências, já não podemos ser ingênuos

quanto à sua interferência nos seus produtos

c. O ceticismo da Ciência que vemos em Hume, que desloca o problema da causalidade e da

necessidade (e da liberdade) do campo da

metafísica para o interior do próprio campo da

atividade racional, estabelece um novo

fundamento para a ciência moderna, a saber, as

ciências morais, pois na medida em que os

sentimentos são postos como o maior grau de

certeza que as ciências podem alcançar, os

princípios de funcionamento da mente

assumem o carácter de universalidade que

faltava ao sujeito racional

d. Os três princípios de funcionamento do

entendimento para Hume são os princípios da

lógica, a saber: o princípio de contradição (ou

não-contradição), o da identidade e o do

terceiro excluído. Sendo assim, não há mudança

no caráter de universalidade ou de necessidade

da Ciência, ainda que o ponto de partida seja a

experiência

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Respondido por elamambretti
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Hume e as associações de ideias como princípios do entendimento e suas implicações para a Epistemologia e para a própria ideia de Ciência, a alternativa INCORRETA é:

d. Os três princípios de funcionamento do entendimento para Hume são os princípios da lógica, a saber: o princípio de contradição (ou não-contradição), o da identidade e o do terceiro excluído. Sendo assim, não há mudança no caráter de universalidade ou de necessidade da Ciência, ainda que o ponto de partida seja a experiência.

Hume e os princípios de associação de ideias

Para Hume, os três princípios que permitirão o entendimento e a consequente conexão de ideias são:

. o princípio de semelhança

. o princípio de contiguidade no tempo e no espaço

. o princípio de causa e efeito

É dessa relação de associação de ideias que em Hume, ocorre o funcionamento do pensar e da linhagem humana. São estes os princípios que permitem que as  ideias entram na mente e concebem diferentes discursos, que podem ou não serem convincentes para a Ciência.

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Bons estudos!

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