expliquem a política naval inglesa e o estímulo à pirataria após as grandes navegações
Soluções para a tarefa
Quando a América foi descoberta as principais nações envolvidas em sua colonização foram, sem dúvida, as Ibéricas. Portugal e Espanha desenvolveram rapidamente tecnologia naval que possibilitava a navegação dos mares "nunca dantes navegados". Assim, a política inglesa e francesa, por exemplo, foi de pirataria: retirados dos planos do Tratado de Tordesilhas - que dava aos ibéricos total controle do novo mundo -, foram obrigados a saquear, incentivando a pirataria e o corso, entrando, assim, no mercado da época.
Um abraço!
As Grandes Navegações, ocorridas nos Séculos XV e XVI, foram protagonizadas por Espanha e Portugal, que foram os primeiros países a se unificar na Europa e conseguiram, graças a estas iniciativas, conseguir lucrativas rotas comerciais e colonizar vastos territórios do "Novo Mundo".
A Inglaterra incentivava a "pirataria" como uma forma de "recuperar o tempo perdido" nesta "corrida" pelo Novo Mundo: como a Marinha Inglesa era mais poderosa, incentivava-se o saque aos navios que levavam os impostos do Novo Mundo para a Europa como uma forma de levantar recursos para expandir a Marinha e custear as campanhas de colonização inglesa na inóspita América do Norte, e como as nações ibéricas não conseguiam derrotas os piratas ingleses, acabaram perdendo espaço para aquele país que formou então o seu primeiro Império e que já no século seguinte se tornaria a maior potência econômica (e militar) do mundo ocidental.
Em anexo a imagem de Francis Drake, o maior pirata/almirante da Marinha Inglesa.
Mais sobre a pirataria em:
https://brainly.com.br/tarefa/8306847