Expliquei os fatores que contribuia para aumentar a crise do feudalismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Contribuíram para aumentar a Crise do Feudalismo a retomada e a expansão da prática do comércio, o que exigia estruturas políticas centralizadas, e o crescimento das cidades, que fez com que o poder econômico dos senhores feudais, que dependiam da prática da agricultura, se tornasse menor em relação ao poder do Rei, que recebia boa parte dos impostos do comércio.
Com esta transição do modelo econômico, causada pela própria expansão da agricultura, propiciada pelo feudalismo, os feudos, que antes eram a base da economia, começaram a ser vistos como empecilhos, já que a cobrança de impostos em cada feudo tornava o comércio mais difícil, além dos feudos não garantirem a segurança nas estradas, de modo que a classe social ascendente (a burguesia) se uniu às monarquias nacionais para modificar este estado de coisas.
Resposta:
Entre os fatores que contribuíram para a crise do feudalismo podemos destacar a necessidade da nobreza em ampliar a arrecadação de dinheiro para custear os gastos públicos, o processo de urbanização que gerou a expansão do comércio, promovendo novas relações de trabalho, como o regime assalariado; e, principalmente, o surgimento de uma nova camada social chamada burguesia. Essas mudanças ocorreram, em grande parte, nas regiões da Europa Ocidental, que aderiram com mais facilidade às transformações relacionadas ao aumento das atividades comerciais e ao aumento populacional.
Explicação:
As mudanças econômicas no lado Ocidental se deram em razão da pouca terra disponível e da alta densidade demográfica, que eram características menos propícias para as relações feudais e mais favoráveis para o desenvolvimento do comércio. Assim, diante das poucas terras disponíveis nessas regiões, o comércio tornou-se uma alternativa econômica para os burgueses em relação à comercialização de produtos manufaturados, uma vez que o crescimento urbano aumentou o número de mercados consumidores.